quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Bastante mais do que passear pela natureza

Via MedioTejo.net

Por vezes sinto mesmo uma grande necessidade de passear pela natureza. Vontade de me embrenhar pela floresta, ouvir os pássaros, os ruídos próprios do silêncio e sentir o seu pulsar. O Inverno é a estação menos própria para estes passeios e por isso, neste momento, sinto-lhes a falta. 
Este contacto com a floresta, sobretudo com as árvores, revigora-me e acalma-me. E nem sequer sabia que afinal isto é uma modalidade japonesa, chamada "shinrin-youku", uma combinação de mindfulness e passar tempo na natureza, sendo por conseguinte mais do que apenas passear pela natureza. Há já um facilitador deste conceito em Portugal, que ajuda os participantes nesta caminhada pela floresta, de forma a usar os sentidos e se ligarem a ela.

Os benefícios são diversos e importantes:
- Reforço do sistema imunitário.
- Diminuição da tensão arterial.
- Redução do stress.
- Aumento da capacidade de concentração ( mesmo em crianças com TDAH)
- Recuperação acelerada de uma cirurgia ou doença.
- Maior nível de energia.
- Melhoria do sono.
- Intuição mais profunda e mais clara.
- Aumento da capacidade de comunicar.
- Aumento da força vital.
- Aumento da percepção da pertinência social: sentido de equipa
- Aumento geral do sentido de felicidade. *

Quando a grande parte da nossa vida é passada dentro de quatro paredes, acabamos por nos afastar de coisas essências, como da natureza e de nós mesmos. Adoraria ter uma experiência de "Shinrin-youku", mas entretanto, não sendo possível, contento-me alegremente em fazer passeios pela floresta. 

* Revista Saber Viver Nov. 2017#209