Margaret Powell, 1907-1984, foi um escritora inglesa que com este primeiro livro, imediato best-seller, se converteu numa personalidade televisiva, e autora de outros livros.
Eu sabia que era o livro de memórias de uma serviçal inglesa, no início do século XX, logo, que não narraria uma vida glamorosa, mas pensei que teria a perspectiva agora de alguém que está nos bastidores de uma casa senhorial, como a de Downtown Abbey, e em simultâneo partilharia a visão desses que vivem na sombra das grandes famílias, sobre eles próprios e seus empregadores. E foi efectivamente assim, foi descrito como viviam os privilegiados, e como viviam os menos afortunados, com mais detalhe ainda, porém, devido ao saltitar constante desta senhora, que no direito dela foi procurando sempre um melhor salário e melhores condições, nunca ficou muito tempo nessas casas, e não teve tempo para se entrosar na intimidade das famílias para as quais trabalhava. É por isso um relato bastante superficial.
Além disto, a escrita é própria de alguém sem grande instrução, bastante básica, pouco emotiva, limitando-se muito a factos, como se contasse notícias.
Portanto, era alguém que gostava de ler ( louvável, mas isso não basta, é preciso fazer leituras de qualidade, para aprender e evoluir), e tinha qualidades pessoais de valor, como o empreendedorismo, a audácia, a inteligência de aprender por si, e evoluir, cujos aprendizagens transportou para a sua vida privada, marcando assim um melhor destino para si, a sua família.
Em suma, é uma leitura leve, daquelas que se fazem rapidamente e recomendada para quem ainda não conhece os bastidores das grandes famílias inglesas.
Título: Below Stairs
Autora: Margaret Powell
Editora: Pan Books
Nr de Págs: 210