sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Hoje Apagão Mundial!


Não esqueça hoje, 29 de Fevereiro, das 19:55 às 20:00 horas apague todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'.

Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal.
Só 5 minutos, para ver o que acontece.
Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta.
Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e
podemos mesmo fazer algo em grande.

Passe a notícia, se tiver amigos a viver noutros países envie-lhes e peça que façam a tradução e adaptem as horas. No Brasil é das 16:55 às 17:00 ( horário de Brasilia ).

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Exigência de boa mesa!


No domingo as crianças pediram para almoçar no Mac-Donald’s porque já lá não iam “ há muuiiiiito tempo” e como, de facto, isso até é verdade e também porque depois de quase 2 semanas de doenças, eles merecem, lá fomos. Mas só depois de eu e o meu marido almoçarmos em casa!(Começamos a fazer assim nas férias, íamos com eles ao MacDo; Depois, seguíamos para um restaurante com comida a sério, enquanto as crianças nos faziam companhia à mesa, desenhando nos blocos ou vendo livros). Enquanto as crianças comiam, sem reclamar e sem que eu tivesse de ficar em cima a repetir: mastiga, engole, etc, pus-me a observar as pessoas na restauração do Shopping e notei 3 coisinhas:
1. De toda aquela área só vi 3 casais que poderiam pertencer à 3ª idade.
2. Um só casal com 1 filho adolescente.
3. Todos os outros eram casais com filhos pequenos, ou jovens casais sem filhos.
Então pensei: - Isto deve querer dizer alguma coisa! Fiquei ali a matutar na causa deste tipo de cliente. Troquei ideias com o meu marido e basicamente concluímos a mesma coisa: conforme envelhecemos vamos ficando mais exigentes. Vemos isso por nós mesmos: preferimos um bom restaurante de longe a longe a um restaurantezeco mais frequentemente. E acima de tudo preferimos cada vez mais fazer as refeições em casa. As histórias que ouvimos de falta de higiene, neste e naquele restaurante, de alimentos confiscados por falta de validade, agora impressionam-nos. Por isso, as gerações mais velhas ou estão nos bons restaurantes ou estão a almoçar em casa!
"Eles" é que sabem, e nós estamos a transformarmo-nos "neles"!
O tempo passa, não é?!

Uma óptima semana a todos!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Resumindo…


Quando vi pela primeira vez que a Luma estava a promover uma blogagem colectiva sobre a pedofilia hesitei em aderir; o tema do bem-estar da criança é-me muito caro mas imaginei que a pedofilia seria um tema tão difícil e doloroso, que sairia da blogagem completamente deprimida. Durante dias pensei se aderia ou não, a tal ponto que cheguei a ver o meu nome numa listinha negra no blog da Grace (kakaka…brincadeirinha!). Resumindo, participei e devo dizer que achei a blogagem muito positiva, pois a tónica dominante foi a informação; informação para pais, e informação para estes passarem aos filhos. Aprendi imenso e embora triste com algumas coisas que li, não fiquei deprimida! Além disso a blogagem deu-me oportunidade de conhecer blogs muito interessantes que tenciono revisitar.
Continuo a pensar que pedofilia não é doença; onde é que já se viu “doentes” a promoverem a doença, como eles fazem na internet? Doentes que são doentes associam-se para combater a doença! Por acaso já alguém ouviu falar de “turismo alcoólico”?! Esses tarados merecem ser punidos severamente e não internados em hospitais, de onde sairão exactamente como antes!

Entretanto, a Grace, passou-me um meme que quase me fez dor de cabeça! Menina, esse foi mesmo difícil! Num certo post a Grace nomeava um filme para resumir a sua vida, o que me fez pensar se eu também teria algum; mas não, porque eu sou incapaz de escolher um só filme (para mim teria que ser uma série, hehehe…), ou uma só música, ou um só livro! Mesmo obrigando o meu pensamento à síntese das sínteses, eu teria que indicar uns três! Portanto, com muitas dúvidas e hesitações, aqui vai o meu meme:

Meme se eu fosse...

Um livro: “A Ìliada” de Homero.
Um herói: Heitor, o verdadeiro herói da íliada; Aquiles só o conseguiu matar porque era semi-deus!
Um vilão: Qualquer pessoa que infringe a lei para defender a família.
Uma personagem secundária: Andrómaca, só para ser casada com Heitor!
Um espaço: Uma planície verdejante, onde o homem ainda não tivesse chegado.
Um narrador: Eça de Queirós, pela perspicácia e visão crítica.
Um género: Fábula pela sua intenção pedagógica e pelo fantástico, onde tudo é possível acontecer, inclusive animais falar.
Um tempo: Agora; viver o tempo presente, sem pressas.
Uma frase de um livro: “ O homem medíocre julga os outros; o superior julga a si próprio”, Samael Aun Weor.
Uma pergunta de um livro: “ Não achas estranho que sejamos a excepção, tu e eu, quando praticamente ninguém consegue ser íntimo de ninguém?”,in "A ponte para a eternidade".
Um escritor: Eça de Queirós, desde os 15 anos que sou apaixonada por este autor.
Uma escola literária: Romântica, o que não significa que aprecie apenas fins felizes!
Um título de um livro: “O matrimónio perfeito".
Uma capa de um livro: “ O nascimento de Vénus” de Boticelli.

Agora vou passar essa batata quente, oupss, esse meme para a Georgia, Maria Luíza e Keila.
.........................................................

Actualização:
Li no blog da Ingrid sobre o desmatamento da floresta Amazónica; ela colocou um link onde está publicado um manifesto, que você, querido leitor, poderá assinar. Esse abaixo-assinado será encaminhado para o presidente da República brasileiro. Eu fui lá e assinei, mesmo sendo portuguesa, deixei o meu nome, número de B.I. e coloquei "Portugal" nos comentários. Para que saibam que o resto do Mundo também quer e precisa da Floresta Amazónica!
O ambiente é um tema que lhe interessa? Então vá lá e assine!

Boa semana a todos!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Blogagem colectiva contra a Pedofilia


Teria eu uns 14/15 anos e estava no mercado com a minha mãe, quando ela me mostrou uma rapariga (acompanhada da mãe) aparentando ter a minha idade, que tinha tido um filho do pai dela. Não a conhecia, nem voltei a vê-la (ela vivia noutra aldeia), mas nunca mais me esqueci dela. Na altura não se falava de pedofilia, nem se telefonava para algum número de apoio a denunciar as situações. Dizia-se:”o pai abusou dela”. Só muito recentemente o abuso sexual de crianças - a pedofilia - se tornou um crime denunciado e punido.
O que mais me chocou naquela rapariga foi ter sido abusada pelo pai, com a conivência da mãe (pois se continuavam a viver todos juntos!). Actualmente continua a perturbar-me imenso quando os abusadores são os progenitores, ou familiares, como avô e tio, pois esses são em quem a criança mais confia e são precisamente esses que a devem defender dos predadores sexuais e, enfim, de tudo o resto.

Este tema revolta-me de tal forma que dou comigo a pronunciar frases incoerentes com o que penso e sou; por exemplo, eu sou contra a pena de morte, no entanto, no caso de pedofilia eu acho que é merecida. Porque um adulto destruiu uma criança para sempre. Porque esse adulto vai reincidir. Vai destruir mais crianças; ele não pára. E ao destruir mais crianças vai perpetuando um ciclo de abusadores, pois as estatísticas confirmam que muito frequentemente o abusado se transforma em abusador.

Não é preciso uma lei para dizer que a criança tem direito a uma infância feliz; qualquer ser humano sabe que ao abusar de uma criança está a agir incorrectamente. Esse ser humano pode viver no Sec.XV ou no séc.XXI, na Europa ou na Ásia, que ele sabe. É imoral, antes de ser ilegal!
Contudo, dizem os especialistas que o número de crianças abusadas está a aumentar, devido talvez à facilidade de movimentação actual, à Internet, à decadência de valores, etc. Então, o que nos resta fazer? Cuidar muito bem das nossas crianças, informá-las dos perigos, vigiá-las e confiá-las somente a pessoas dignas dessa confiança.

Post integrante da blogagem colectiva contra a pedofilia, promovida por Luma.Clique no Luz de Luma, para conhecer os participantes.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Todos os nomes


Ultimamente tenho andado a reflectir sobre os nomes que os pais dão aos filhos e por coincidência a revista “Pais & filhos”, de Janeiro, dedica um artigo sobre os nomes das crianças. Apresentam um top dos 10 nomes mais utilizados em Portugal, sendo que os 2 mais populares para rapaz são João e Diogo e para menina: Ana e Maria. Na revista eles perguntam-se se os portugueses têm falta de imaginação, contudo a minha teoria é outra.

Na hora de escolher nomes para os nossos filhos, eu e o meu marido fugimos dos critérios vigentes:
-Nada de nomes de santos (como na minha família materna).
-Nada de nomes tradicionalmente familiares (na minha família paterna).
-Nada de nomes na moda (como parece acontecer com a maioria das pessoas).
Nós queríamos nomes invulgares, para que evitar as confusões geradas na família e escola; enquanto na sala do Duarte só ele existe com este nome, existem 3 Pedros. Na escola da Letícia é a mesma coisa, ela é única enquanto as Beatriz são nomeadas pela sobrenome.
Podemos dizer que escolhemos “Duarte” pela invulgaridade e sonoridade. “Letícia”, também, porque não conhecíamos nenhuma outra( a noiva de Filipe de Espanhã surgiu 1 mês mais tarde ) e pelo significado: alegria do latim ( laetitia), efectivamente a vinda dela foi uma enorme alegria.

Porque é que eu tenho andado a reflectir sobre os nomes? Porque ultimamente não param de me dizer que fulana chamou Letícia à filha, e sicrana chamou Duarte ao filho. Isto significa que os nomes estão a tornar-se populares. E porquê? E aqui entra a minha teoria: porque as mães portuguesas são umas Marias Nabiças! Basta começarem a ver nas revistas os filhos dos famosos com determinados nomes que imediatamente estes proliferam por aí! E assim abundam as Maria e Leonor a ponto de me parecerem saírem de uma linha fabril!
Mas os pais não ficam atrás (porque a versão masculina existe); o Padre Nabiça é aquele que mudou da carrinha para os 4x 4’s quando estes ficaram na moda, e agora está a mudar para o monovolume.
As Maria-Nabiça e os seus cônjuges também mudaram a pintura exterior da casa para amarelo-gema-de-ovo, quando esta cor ficou na moda e agora estão a trocar para vermelho carregado. São pessoas que necessitam de modelos para copiar; o que, de facto, me leva à conclusão que talvez o artigo da revista também esteja certo, e tudo se resuma a uma enorme falta de imaginação!

E você, querida Leitora, não me quer contar a história dos nomes dos seus filhos? Se não tem, diga o que pensa do assunto. Morro de curiosidade!

Uma óptima semana a todos!

Nota: Quer saber quais os nomes mais populares actualmente? Clique aqui!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Meme das particularidades


A Geórgia passou-me um Meme que consiste em escrever 6 coisas peculiares (próprias, privadas, características) a meu respeito.
E as revelações são…
Lavar o cabelo todos os dias; simplesmente não consigo tomar banho sem lavar o cabelo, é fundamental para a minha boa disposição!
Tomar o pequeno-almoço antes de sair de casa; seja a que horas for, nem que seja às 4h da manhã (já aconteceu!). O indispensável café com leite e pão com manteiga. Sempre!
Só como manteiga; nada de margarinas e derivados de manteiga. Inaceitável para o meu palato!
Usar brincos 24 horas por dia. Sou alérgica a fantasia e prata, então só de ouro ( hehehe…).Como sou muito preguiçosa para mudar de brincos uso sempre os mesmos, pérolas que combinam com qualquer roupa.
Devoradora de livros. Era assim que o meu pai me chamava; desde que me conheço que leio quase compulsivamente. Para além de ler eu adoro livros, que estão espalhados pelos 4 cantos da casa.
Sonhar; o meu marido que é alguém com os pés muito assentes na terra diz que eu sou a parte sonhadora dele, rsssss…Mas como me disse uma vez a Geórgia, " sem sonho não há realização”! Então, sonhar é fundamental…

E por último, um bónus: Desde muito pequenina( logo que o cabelo cresceu o suficiente, kakaka...)que pego num bocado de cabelo e torço até que ele dê um estalido.Faço isso quando estou nervosa, a ver um filme por exemplo. Nunca ninguém me dissuadiu deste tique e os meus pais bem tentaram!

Passo este meme para a Sam, Bruna, Anita,Evellyn, Dani e Paulo.

Uma óptima semana a todos!