Desde que vi a personagem principal d'"A lancheira" a fazer estes pães que fiquei a modos que... obcecada com eles. E tinha razão, já os fiz diversas vezes e todos gostam imenso. A massa pode ficar alguns dias no frigorífico, o que se torna muito prático, pois são óptimos feitos na hora. E nem sequer é necessário ligar o forno, são feitos na sertã. Tudo de bom!
Naan - Pão indiano Caseiro
Ingredientes:
- 4 Chávenas de farinha de trigo
- 1/4 Colher de chá de sal
- 1 1/2 Colheres de chá de fermento em pó
- 1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 Colher de sopa de açúcar
- 1/4 de chávena de água quente da torneira
- meia saqueta de fermento seco
- 3/4 Chávena de leite morno
- 1 Copo de iogurte grego, ou natural
- Manteiga derretida para pincelar (pode também usar azeite)
Como fazer:
Numa tigela de tamanho médio dissolva o açúcar na água morna. Adicione o fermento seco e mexa até que o fermento fique dissolvido. Deixe descansar 10 minutos ou até a mistura começar a espumar e subir.
Coloque a farinha, o sal, bicarbonato de sódio e fermento em pó numa tigela grande.
Quando o fermento ficar espumoso e cheirar a pão, adicione o leite quente e iogurte. Despeje os ingredientes líquidos no meio dos secos e comece a misturar usando uma espátula de madeira. Quando a massa estiver prestes a incorporar, use as mãos para terminar a mistura. Assim que os ingredientes ficarem unidos pare de amassar. Deve ficar pegajoso, mas a massa deve formar uma bola e ser suave. Cubra a tigela com um pano húmido ou película e deixe descansar em local quente uma hora, ou se não usar imediatamente, no frigorífico.
Quando estiver pronto para cozinhar divida a massa em 8 bolas iguais e usando um rolo, estenda cada pedaço de massa com forma oval. Ela deve ser de cerca de 6-8 centímetros de comprimento e cerca de 1 centiímetro de espessura, mas não mais fino. Repetir este método com o resto da massa.
Aqueça uma sertã em lume médio-alto. Pincele os dois lados do naan com manteiga derretida e, se desejar polvilhe quaisquer especiarias do seu gosto, como cominhos ou alho. Coloque o naan na frigideira quente, cubra com a tampa e leve ao lume por 1 minuto, até ver as bolhas começarem a formar-se. Vire e cozinhe por 1-2 minutos, do outro lado, até apresentar manchas acastanhadas. Pincele com um pouco mais de manteiga, se desejar polvilhe com um pouco de sal, coentros frescos ou outras ervas. Coloque o naan num prato, repita com o restante dos naans e sirva.
Como nunca sobram, não faço ideia se serão bons frios!