segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vai de férias? Cuidado a quem o diz!


Via
Nesta época de férias, lembro-me frequentemente de uma notícia que li há alguns meses sobre as redes sociais. Alertava para o facto de os ladrões também terem descoberto a utilidade das mesmas.
Enquanto as pessoas estão em festas ou férias, e passam o tempo a transmitir através do FB eTwitter, como se divertem e o que fazem, em tempo real, os criminosos, sabendo-as ausentes, assaltam-lhes as casas.

Que o diga Paris Hilton, que já por duas vezes foi vitima, do mesmo esquema.

Por isso, se vai de férias, diga-o "baixinho", e ainda assim ligue o alarme, informe as autoridades e vizinhos, peça a aguém para abrir as persianas e dar à casa aspecto de habitada. E solte os mastins!

Tenha uma óptima semana!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Receita para o fim-de-semana: Palitos La Reine

Os palitos La Reine servem para confeccionar alguns doces, mas eu uso-os sobretudo para fazer a Charlotte au Chocolat. A receita fica para a próxima, porque o que interessa mesmo são os palitos. Fazem-se e guardam-se numa lata, para utilizar mais tarde.

Estava farta de comprar dos embalados nos hipermercados, porque são secos e desenxabidos. E nas pastelarias? Por aqui não há. Então o remédio é faze-los, o que nem sequer é complexo.

Palitos La Reine*
Ingredientes:
3 ovos grandes
50g de açúcar
100g de farinha de trigo
açúcar em pó ( confeiteiro ) para polvilhar

Como fazer:
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com metade do açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Numa outra tigela, bata as claras com o restante do açúcar até ficar um merengue bem firme. Vá colocando o merengue em várias vezes na gemada, misturando delicadamente com colher de silicone. Vá peneirando a farinha de trigo sobre os ovos aos poucos e misturando com cuidado a cada adição. 
Misture bem e coloque num saco de confeitar com bico redondo grande. 
Vá espremendo os biscoitos numa assadeira forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre eles pois crescem um pouco durante o forno. 
Rendeu cerca de 40 palitos. 

Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre todos os biscoitos. Espere alguns instantes antes de polvilhar novamente com açúcar em pó. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por 10 a 15 minutos. Deixe esfriar na assadeira por uns 5 minutos e só então, coloque sobre uma grelha para esfriar completamente.

Tenha um doce fim-de-semana!

*Receita retirada do Cozinha da Zana

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Quer saber o que causou o fim da pangeia?



 Veja " A idade do gelo 4"!

Nós gostamos muito do filme; é divertido, e transmite valiosas lições, como a união familiar, a verdadeira amizade, a perseverança, e a aceitação do outro, mesmo sendo diferente da nossa raça. 

Aconselhamos!
Até breve. 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Acampar com crianças

1-Duarte e Letícia na lagoa. 2-Duarte depois do 1º mergulho. 3-Cascata. 4-Rio Gerês. 5-Assar marshmallows. 6- Espetadas de marshmallows

Estava na lista de férias de verão - "acampar".
Desde o ano passado que as crianças falavam que gostariam de acampar, mas eu e o pai não somos exactamente do tipo de dormir no chão. Nunca acampei na minha vida! Mas....

O que não faço pelos meus filhos?!
Uma tia preparada e com conhecimentos nestas lides, foi a nossa compincha. 
Fizemos a experiência, dois dias somente, no Parque de Campismo do Vidoeiro, no Parque Nacional Peneda-Gerês.

E... ? Perguntam vocês.
- Adoramos!

As crianças não queriam voltar, portanto ficou prometido que havemos de repetir ainda este verão.
O chão não é assim tão duro. A sério.
1- Carrinha da padeira que chega às 9h ao parque. 2-Entrada do Parque. 3- Ponte de madeira. 4- Grelhadores. 5- Bancas da louça e tanques de roupa. 6- Piscina da Vila do Gerês

Vamos a factos.
1º Procurar um bom local para montar a tenda. À sombra para que não "assemos" de calor, mas perto dos balneários, que incluíam barbecues, bancas de louça e tanques para a roupa. Perto do rio. Onde pudéssemos estacionar o carro, porque tínhamos lá praticamente tudo. Era a nossa base.

2º Montar as tendas. Incrível como as tendas podem ser fáceis de montar e desmontar actualmente! Eu e a Letícia tratamos desse item sem problemas. Colocamos os colchões, abrimos os saco-camas, pousamos lá as lanternas, e pronto, instalações montadas.

3º Programar os dias. Perguntamos na recepção e informaram-nos que pertinho há um centro que fornece uma série de actividades; equitação, arborismo, canoagem, etc.

Como estava muito calor, decidimos não fazer nada e optamos por um passeio à Vila, percurso que fizemos a pé. Valeu-nos a constante presença da água, em pequenos cursos, quedas e fontes, onde a cada passo parávamos, para nos refrescar, atirando água uns aos outros. As crianças estavam maravilhadas com a minha permissividade! Ficavam encharcadas, mas passados poucos minutos a roupa estava seca. E voltávamos a repetir.

Na Vila comemos gelados, bebemos água fresca e fizemos algumas compras para o nosso jantar - constituído por sandes, batatas fritas, fruta e bolachas. Transgressões foram feitas!

Quando regressamos ao parque de campismo, afogueados pelo calor, entramos de imediato na lagoa e experienciamos um  banho de água cristalina e gelada, que nos deixou completamente zen. Que água maravilhosa!

Depois do jantar, a Letícia realizou outro desejo: assamos marshmallows na fogueira que um simpático vizinho nos deixou. Delicioso, mas um pouco enjoativo, depois do terceiro. 

Brincamos, cantamos, jogamos às cartas, entramos na lagoa, comemos, rimos, jogamos voleibol e futebol ( badminton não que a pena ficava presa nas árvores), o Duarte jogou Nintendo, e falamos apenas duas vezes ao telemóvel.
Observamos a natureza, ouvimos o som da cascata de água, ficamos parados sem fazer absolutamente nada.
E as horas demoraram a passar, de uma forma inédita.

Ainda bem que fomos. Aconselho muito esta experiência e sobretudo este parque, muito tranquilo e limpo, com poucos campistas, sobretudo estrangeiros. 

Se não puder ser de outra forma, acampe com as crianças, nem que seja só no jardim de casa! Estas coisas fazem a diferença na história de umas férias inesquecíveis.

Tenha uma óptima semana!

sábado, 21 de julho de 2012

Receita para o fim-de-semana: Bolo de Bolacha

É daqueles bolos tradicionais de verão, porque é fresco. Porém, achamos demasiadamente enjoativos, os bolos de bolacha que incluem manteiga, por isso optei por este que usa leite condensado cozido.
Lamento não incluir a fonte; encontrei a receita há dois anos, e não me recordo onde. 

Bolo de Bolacha

Ingredientes:
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
3 folhas de gelatina incolor
bolachas Maria q.b.
café açúcarado

Como fazer:
Bater o leite condensado com as natas até formar um creme bem firme. Derreta as folhas de gelatina num pouco de água quente. Junte-as ao preparado anterior e envolva bem.

No prato onde vai servir o bolo, coloque o aro de uma forma de fundo amovível ( sem o fundo!).
 
Molhe as bolachas Maria no café e forme uma camada de bolachas dentro do aro no prato. Cobra as bolachas com creme, alise e coloque nova camada de bolachas embebidas no café, e assim sucessivamente, acabando com uma última camada de creme. 
Por cima decore com raspas de chocolate.

Vai ao frigorífico algumas horas, melhor de véspera.

Tenha um doce fim-de-semana!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lista de férias de verão

Há frases que ouço diariamente, repetidas vezes. " O que vai ser hoje o almoço?" É daquelas que me tira do sério, se for pronunciada junto com o pequeno-almoço. Chiça, que às vezes até parece que vivem para comer! O que é mentira, pois são uns piscos.

Outra é "Hoje vem cá alguém?"; habituaram-se tanto a ter diariamente primos e amigos, que dia em que ninguém vem cá a casa é uma nulidade. É dia desperdiçado. Temos pena, mas às vezes eu preciso desses dias.

" O que vamos fazer hoje?"  Essa é típica de fins-de-semana e férias. Então, nas férias de verão, é repetida diariamente, de forma que desde o ano passado comecei a envolver os pequenos na "gestão" dessa resposta. Que veio na forma desta lista,  feita com o contributo de todos.

É uma lista que vai sendo construída, à medida que as crianças se vão lembrando das propostas. De modo que vamos pondo um visto à frente de umas, e acrescentando outras. Se alguém reclama, que não tem nada para fazer, eu sugiro que consulte a lista. Ou que pense em algo para juntar à lista.

E no final das férias, caso não se lembrem de quase nada do que fizeram nos meses de verão, a lista está ali, para refrescar a memória. E tem resultado.

Até breve!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gabriel Garcia Marquez

Via
Que notícia tão triste, esta.

Já nem me lembro de quantos livros li deste escritor, mas foram muitos, e marcantes. Alguns eu comprei, outros foram-me emprestados, outros requisitei na Biblioteca. Foi um dos autores que mais me marcou na juventude.

A demência, ou perda de memória, é algo que me atemoriza. É das piores coisas que pode acontecer ao ser humano. Pior do que a morte, pois é uma forma de morrer em vida. Como se a alma se esvaísse daquele corpo, e ficasse apenas um cérebro  avariado, a comandar.
A comandar um corpo cansado que se recusa a dar tréguas, e continua a batalhar, sem sentido, sem objectivo, senão permanecer vivo.
Acabou a sintonia mente-corpo. Um está desfasado do outro.

Que coisa tão triste, perder as memórias da vida passada, apagar as pessoas queridas, os lugares e os dias. Esquecer o que aconteceu há pouco, o que deve fazer em seguida, perder a noção do certo e errado.
Que triste.

Agora no Gabriel Garcia Marquez...ele nunca mais vai escrever um livro.  E sinceramente nem é isso que eu lamento, porque os livros dele são daqueles que merecem ser relidos. Mas não acho certo que ele mesmo não saiba que escreveu aqueles livros.

Não acho bem. Isto não deveria acontecer.

E pergunto-me de vez em quando - Por onde andará a alma, o pensamento, do Gabriel?
A escrever livros nalguma outra dimensão? Sim, porque eu acredito que seja onde for que ele está, deve estar a escrever livros...

Até breve!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

10 assuntos para falar com os filhos, antes de adormecerem


É um dos meus  momentos do dia preferidos; os meus filhos deitam-se na cama, e por vezes eu deito-me um bocadinho com eles, ou sento-me na beirinha da cama, e enquanto lhes afago o cabelo, conversamos um pouco. Como em muitas outras coisas, não é a quantidade que interessa - aqui em termos de tempo - mas a qualidade. Naqueles breves minutos conversamos sobre assuntos mais delicados, praticamente sem preâmbulos. Ou assuntos mais banais, que não se proporcionaram durante o dia.

Porque a altura da noite se proporciona para isso.  O dia termina, e é bom fazer uma retrospectiva. À média-luz, ou mesmo às escuras, a conversa flui mais facilmente. Tão próximos fisicamente, que apenas murmuramos.  E tudo se conjuga para a confidência.

Estes momentos são de ouro, na relação com os nossos filhos. Com estes momentos construímos uma relação intima e próxima. Para toda a vida.

E do que falar, então...

1º Como correu o teu dia?
Talvez já tenha dito alguma coisa sobre o dia antes, mas quando perguntamos esperando uma resposta, há sempre alguma coisa de relevância que eles nos contam. Se for irrelevante não interessa, ouvimos com o mesmo interesse, porque tudo na vida dos nossos filhos nos interessa, não é?!

2º Como correu o recreio?
É nessa altura que as crianças inter-ajem com os colegas, e as brincadeiras propiciam confrontos, ou uniões com outros amigos. As brincadeiras são reveladoras de muitos aspectos dos nossos filhos e dos outros meninos. Porque nos interessa também ir conhecendo os colegas dos nossos filhos, ainda que seja indirectamente.

3º Falar de quando ele(a) era bebé.
As crianças adoram que lhes contemos detalhes dos primeiros dias, semanas e meses de vida. Porque eles não se recordam e porque com as nossas lembranças eles vão construindo uma imagem sobre eles mesmos; de quanto já eram amados pelos pais.

4º Contar histórias dele(a) de quando era criança pequenina.
Episódios engraçados que os envolvem, provando a agilidade, curiosidade, inteligência e sentido de humor são muito apreciados por todas as crianças. São motivo de orgulho e alegria.

5º Contar histórias de família.
É muito importante para as crianças construírem mentalmente  a sua história familiar, de forma a compreender as pessoas que constituem a família. De forma a compreenderem-se a eles mesmos. E as histórias dos parentes que os precederam são muito importantes. Assim como daqueles com quem ainda partilham a vida.

6º Rezar.
Não precisa de ser uma oração religiosa, no conceito mais rigoroso da palavra; pode ser uma frase dirigida a Deus, mas também aos anjo, ou às fadas, ou aos duendes, a uma qualquer entidade benigna que desejar. Um agradecimento pelo dia que passou, e um pedido de protecção para durante a noite. Estas palavras tranquilizam a mente de forma a adormecer sem medos.

7º Fazer declarações de amor.
Muitas vezes durante o dia, a pressa, os horários para cumprir, e as tarefas rotineiras fazem-nos esquecer as palavras que julgamos menos necessárias, como o "amo-te muito". No entanto, estas palavras mágicas devem ser ditas diariamente. Para que no final do dia, apesar de ter acontecido alguma coisa menos boa, fique claro que os amamos.

8º Explicar conversas.
Por vezes, entre adultos há conversas que as crianças captam inadevetidamente. Não é nada com elas, porém sendo assunto que lhes fica na mente, e lhes causa confusão, devemos conversar sobre o assunto e esclarecer as dúvidas. Utilizando as palavras adequadas para cada idade, claro.


9º Explicar situações.
A falta de tempo durante o dia proporciona muitos lapsos  de comunicação. Frequentemente, nós, mães, pais e educadores impomos vontades contrárias às das nossas crianças, que não são devidamente explicadas na altura. Na hora de dormir, é bom repescar essa determinada situação, e explicar o porquê da nossa decisão. Eu acredito muito na explicação dada às crianças; porque ainda que seja para legitimar a nossa opção, as crianças têm uma enorme capacidade de compreensão. Aliás, eu acredito muito, mesmo muito, na comunicação. 


10º Exercitar a auto-estima.
Há crianças com alta e baixa auto-estima, tenho um par destes nas antípodas! E há dias, em que a auto-estima fica mais em baixo, devido a algum problema que aconteceu durante o dia. Ou abalada, com algum acontecimento que terá lugar no dia seguinte, como um teste. Então, depois de tudo, fazemos uma cantilena para promover a auto-estima. A mãe diz, o filho repete: eu sou inteligente, eu sou capaz, eu sou gentil, eu estou tranquilo, etc. Seja o que for que a criança está a precisar de ouvir.

Há com certeza outros itens a acrescentar a esta lista. Não tenho a pretensão de a apresentar completa, porém este é o meu modelo, se quiser partilhar as suas ideias, terei muito gosto em lê-las.

Agora só falta mesmo aconchegar os lençóis e dar muitos beijinhos de boa-noite, aspirando o doce aroma da infância.

Tenha uma óptima semana!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Receita para o fim-de-semana: Creme de Chocolate

Basicamente é um leite-creme, ao qual se junta chocolate em pó. Prático assim. Põe-se no frigorífico a refrescar, porque o tempo pede coisas frescas; mas há quem goste morno, ou mesmo quente. Sim, sou eu, as três opções interessam-me sempre. 
 
Creme de Chocolate
 
Ingredientes:
1 l de leite
4 gemas
6 colheres de sopa de açúcar ( ou a gosto)
4 colheres de sopa de farinha maisena
125 gr de Chocolate em pó - da Imperial, a minha predilecta
 
Como fazer:
Juntar todos os ingredientes e mexer muito bem.
Levar ao lume até engrossar; nessa altura juntar o chocolate em pó. Deixar ferver só mais um pouquinho.
Deitar em taças, esperar arrefecer e levar ao frigorífico. 
 
Uma sobremesa rápida, deliciosa e que rende bastante para filhos, amigos e sobrinhos!
 
Tenha um doce fim-de-semana!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Entrada de Verão

A nossa casa é uma projecção de nós mesmos, devemos identificar-nos com ela, e ela deve reflectir a personalidade dos seus habitantes. Só assim nos sentimos em casa. Só assim a casa  se transforma em lar. Pelo menos é o que eu penso.

Por isso, devemos cuidar da casa como cuidamos de nós.

Quando estamos em festa porque é Natal, decoramos a casa com ar natalício, portanto, porque não decorar a casa com ar de verão, se estamos numa estação que tanto apreciamos?
Gosto muito de mudar o aspecto da entrada e o verão foi novamente pretexto para essa mudança.
As flores que nunca podem faltar na entrada durante todo o ano, mantiveram-se, mas nesta estação, são rosas do nosso jardim.

O quadro de verão, foi feito por mim; agora que descobri a Subway art faço-os para todas as ocasiões. Se quiser um é só pedir por email.
Tudo o resto já havia cá em casa, o coral, as conchas e a lanterna com o pássaro, dentro da lanterna branca.
A foto de família na praia, para dar o mote, está excepcionalmente na entrada; não gosto de fotos numa zona tão "pública", porém nesta época a casa é apenas de família e amigos.

Como se não bastasse a minha vontade de fazer estas pequenas alterações, o Feng Shui aconselha; a circulação de energia na casa depende, dentre outras coisas, também de mudanças.

Até breve!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Isto é mesmo Portugal?



Segundo a Visão, este vídeo feito por um norte-americano, é um dos mais belos vídeo feitos sobre Portugal; que conquistou o Youtube e o FB. Mas será realmente assim?!

Apesar de concordar que o vídeo é bonito, a música ajuda imenso, e a forma como está feito também, não me revejo naquele Portugal. Parece-me Lisboa apenas, e não sei se todos os lisboetas se revêem no filme, mas definitivamente Lisboa não é uma amostra, por si só, de Portugal. 

Na minha opinião, se querem conhecer Portugal, têm mesmo que sair de Lisboa. A capital é demasiadamente cosmopolita, uma óbvia miscelânea de culturas e povos que não é de todo representativa da alma portuguesa.

Um estrangeiro que nunca cá tenha estado e veja este filme não vai ficar com boa opinião sobre o nosso país. Está certo, estas imagens que reflectem pobreza fazem parte do nosso cenário, mas  tornam-se extremamente redutoras; é como se ao pintar um corpo detalhadamente, lhe retirássemos os traços faciais.

A minha única concessão vai para aquela última imagem, do mar ao por-do-sol, isso sim, é Portugal, e poderia muito bem simbolizar a alma portuguesa. 

Até breve!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Vamos fazer uma troca de links?" Vigarice!


Há meses que recebo, repetidamente, este email: 

" Hello,

Let's do a 3-way link swap with your website
http://fernanda-e-filhos.blogspot.com. I'll give you two links in exchange for one from you.

3-way linking is a very effective link building strategy. Since you're getting the links from third party websites, they appear

totally natural to search engines. Such inbound links help your website rank higher in Google and other search
engines.

Visit
3 wayLinking Inc to submit your website and please don't hesitate to email me with any of your questions or comments.

Thanks,

Rita Williams

CEO

3way Linking Inc."


A principio limitei-me a apagar e esquecer.
Claro que todos os blogueiros querem estar bem colocados nos motores de busca, e é isto que eles prometem fazer. Se o nosso blogue ou site estiver posicionado na primeira página, idealmente entre os três primeiros, isso traz-nos mais visitantes.

Porém, esse argumento para mim é inútil; estou colocada pelo Google na invejável posição do primeiro lugar, quando a busca é feita em meu nome - apenas "Fernanda", antes mesmo de actrizes e modelos. O Mãe e muito mais - igualmente. Buscas para festas de aniversário, e outra série de assuntos - idem, idem, aspas, aspas. 
E não apenas no Google, mas também noutros motores de busca como o Bing e o Yahoo. Portanto, por muito tentador que fosse, eu estava a salvo.

Porém, queria definitivamente esclarecer esta história e  fui investigar,  para confirmar o que já suspeitava - é vigarice!
Eles prometem colocar o seu blogue, ou site, numa boa posição nos motores de busca, usando esquemas fraudulentos que mais tarde ou mais cedo vão sendo descobertos e desmontados pelo Google e seus congéneres.
Isso é péssimo para a reputação do autor dos blogues, que pode inclusivamente sofrer alguma penalização pela parte do Google.

Trazer visitantes aos nossos blogues via Spam é entrar num esquema ilegal, que não corresponde a quem deseja ficar por aqui, projectando uma imagem honesta e limpa.

Os blogues fazem-se com seriedade, tempo e dedicação. Enfim, não é que eu seja uma grande conhecedora destas matérias mas queria deixar aqui um alerta, talvez possa ser útil a alguém.

Tenha uma boa semana!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Receita para o fim-de-semana: Gelado de morango

Os dias de calor são pretexto para comer gelados a toda a hora. Eu sugiro que os façam.  Essa é uma das tarefas mais prazeirosas para as crianças, embora o resultado não seja imediato. Paciência... é preciso cultivar a paciência, no mundo do fast.

A tendência dos pequenos é, habitualmente, sugerir gelados de refrigerantes: - De Coca-Cola! De Sumol! Dizem eles, a lançarem-me o isco.
- De morango! Digo eu.
- Está bem, concordam eles, sem luta. Porque sabem que tem mesmo que ser. Um dia eu permito, porque não sou fundamentalista. 

Gelado de morango
Ingredientes:
Uma chávena de morangos
Um iogurte simples ( usei grego)
1/4chávena de açúcar
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de sumo de limão

Como fazer:
Lavar os morangos, limpá-los e cortar aos quartos, e deitá-los na liquidificadora. Juntar o iogurte, o açúcar, o leite e o sumo de limão. Triturar tudo. 
Verter para as formas de gelado e levar ao congelador, cerca de 5 horas. 
( Para dar uma graça juntamos-lhes, antes de congelar, algumas framboesas. )

Os gelados revelaram-se muito saborosos, e do agrado dos pequenos. E nutritivos, já agora. 

Tenha um doce fim-de-semana!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Hackers juvenis ?!

Via
O Duarte, o primo e um amigo conversavam lá fora, enquanto comiam um gelado.
- Já não podemos jogar mais aquele jogo. Porque eu e o Gonçalo fomos expulsos. Explicava o Duarte ao amigo.

Eu de passagem, subitamente interessada:
- Foram expulsos?! Por quem?!
- Fomos. Pelo tipo do jogo!

Eu ainda sem perceber nada:
- Que tipo?
- O que fez o jogo para o Facebook. Estávamos a usar cheats* e ele expulsou-nos!
- Pois foi, e agora nunca mais podemos jogar Social Empires. Anuiu o primo. 
 - É no que dá fazer batota! Digo eu. Bem feito.

Silêncio. Dos culpados, que no entanto nunca pararam de comer o gelado.

E ainda diz que quer ser biólogo. Só se for para dissecar um animal que nós conhecemos muito bem cá em casa, chamado em gíria popular, computador.

 Até breve!

*Códigos que o Duarte procura na net, para avançar níveis.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dica express: Pão com queijo derretido

Desde que o fiz pela primeira vez  que se tornou um dos preferidos dos pequenos. E não digo apenas meus pequenos, mas primos e amigos incluídos!

A técnica é tão simples que até parece impossível mais ninguém a conhecer. Os meus filhos já fazem pão com queijo derretido sem problemas, enquanto antes era preciso tirar a outra torradeira do armário, deixá-la aquecer, e esperar. Isto é instantâneo, senhores!

Então vamos; pega na fatia de pão, põe uma fatia de queijo por cima; vira a torradeira colocando-a na horizontal, forra com folha de alumínio, introduz as fatias de pão e deixa aquecer alguns segundos. 

Voilá! Pão com queijo derretido. Um sucesso garantido.

Até breve! 

Nota: Dica retirada do Pinterest; agora já há versão portuguesa!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Um monstro em Paris



Estes dias eu e a Letícia fizemos um programa sozinhas. De mãe e filha, de meninas. Portanto, escolhemos um filme muito improvável, se o Duarte nos acompanhasse. Era uma espécie de musical infantil. E gostamos imenso.

Retrata Paris, em 1910, que devido aos seus vários monumentos históricos, dispersos por toda a capital está praticamente na mesma. Foi muito fácil para a Letícia recordar determinados sítios, como o Sacré Coeur.

Eu gostei porque sou uma confessa apaixonada pela França. Além disso, gostei dos desenhos e muito da música. Ainda agora, basta ouvir  La Seine, la Seine, la Seine, para já não me sair da cabeça.

A Letícia nomeou-o o segundo filme preferido ( o primeiro é o Lorax), e porquê? perguntei eu.
- Porque o filme ensina que as aparência enganam; eles pensavam que a Pulga era má, mas não; era boa.

Esta lição também a aprendemos em criança, mas entretanto esquecemo-la. Por isso aqui está outra boa razão para ver Um monstro em Paris.

Até breve!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nós somos o que comemos


De certeza que já ouviu esta frase, mas será que ela faz sentido, para si?
Eu acredito, cada vez mais, que de facto a alimentação faz uma diferença enorme na nossa vida, mas confesso que só há relativamente pouco tempo comecei a dar-lhe crédito.

Já por várias vezes escrevi aqui no blogue sobre a nutrição. É um tema que me interessa para além de mim; o impacto que tem na sociedade portuguesa, no meio ambiente, e claro, na minha família. Há tanto para dizer sobre o assunto, tanto para aprender, para modificar hábitos, e adquirir novos hábitos.

E uma amostra desse "tanto", está no blogue do Consultalick, onde está também o meu artigo
Convido-o a passar por lá.

Tenha uma óptima semana!