segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Obrigada pela inspiração


No Natal da 2007 recebi uma máquina de fazer pão e apesar de ter sido um presente sugerido por mim, demorei 3 meses até me decidir usá-la. Por essa altura a minha vontade de passar tempo na cozinha tinha desaparecido a ponto de confeccionar somente os pratos mais rápidos que conhecia. Em simultâneo evaporou-se também a minha vontade de fazer compras e só a ideia de entrar num supermercado já me irritava.
Então, providencialmente descobri os blogues de culinária e recuperei o gosto pela cozinha; passei a fazer o nosso próprio pão, a testar pratos variados, a sentir vontade de procurar e comprar especiarias. Redescobri o gosto pela culinária, voltei a sentir prazer em oferecer menus diversificados e invulgares. Os meus jantares e festas ganharam muito, e consequentemente eu também... muitos elogios.

Com esta primeira descoberta entrei também nos blogues de decoração e jardim que me inspiraram e ajudaram na resolução de pequenos problemas, como por exemplo que tipo de planta colocar na minha entrada sombria e fria… as fantásticas suculentas, quase minhas desconhecidas. Ou na decoração de Natal, que fiz com as crianças, a coroa de folhas secas, apanhadas num passeio de Novembro, o arranjo dos desejos, inspirada nos blogues escandinavos, etc.
Os blogues de trabalhos manuais também adquiriram uma importância de realce na minha vida; neles busquei ideias para várias ocasiões, como Halloween e Natal, que pus em prática com os meus filhos, levando inclusive algumas destas actividades para a escola deles.
Os links estão todos aí ao lado, porém gostaria de destacar os que me foram mais mais preciosos:
Elvira bistrot
Rainhas do Lar
de(coeur)ação
Casa da Claridade
Cheiro de mato
Mias Landliv
The crafty crow
Este pessoal dos blogues temáticos é bastante hermético, não estão propriamente interessados em estabelecer contacto com blogueiros de outros “âmbitos”, porém se procura inspiração nestas áreas, vale a pena a visita.
Enfim, para expressar a minha gratidão dedico o meu último post aos talentosos autores destes blogues, que considero de extremo bom gosto. Mal posso esperar pelas novidades de 2009…

Um Feliz Ano Novo a todos que passam por aqui! Tchin, tchin!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Seja feliz, viva mais

Postais vintage aqui

É o seguinte: está provado que as pessoas felizes vivem mais 10 anos. Não me pergunte quem fez o estudo e em que consistiu, apanhei a notícia a meio no Telejornal e só deu para compreender …o principal! Ouvi ainda uma entrevistada dizer que a chave está em valorizar o que se tem. Concordo totalmente!
Ainda que vivamos com ambições frustradas, com sonhos impossíveis, temos sempre alguém ou algo que são fundamentais em nossas vidas. Devíamos começar por agradecer isso e pensar em mudar aquilo que nos causa tristeza, desconforto ou mesmo dor.

A maioria das pessoas vive o Natal unicamente no seu aspecto exterior: compras, decoração, presentes, ementas. Porém, o Natal deveria ser época de reflexão, um período introspectivo em que nos deveríamos debruçar sobre nós mesmos, nossos pensamentos e nossos actos, que se resumem na vida que temos. Nesta observação interior deveríamos encontrar respostas para o que pretendemos mudar em nós, se o objectivo é ser feliz.

Então, neste Natal, vamos deixar que Jesus nasça em nossos corações, vamos amar e ser amados, ser solidários, olhar em nossa volta, ficar atentos. E deixar que Jesus permaneça connosco todo o ano, não apenas neste dia. Vamos ser felizes e viver mais!

Desejo a todos um Feliz Natal, com Paz e Amor.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Regras de ouro de uma ebayeur

Depois das crianças nascerem deixei de ter tempo de fazer compras nas lojas. Mas era preciso e no eBay encontrei uma alternativa que me fidelizou até hoje. As vantagens são várias:
- Aberto 24h por dia, 7 dias na semana.
- Não saio de casa.
- Entregas ao domicílio.
- Uma quantidade e variedade absolutamente incrível do que quer que seja!
Frequentemente compro presentes para enviar a amigos que vivem no estrangeiro, o que também é imensamente prático, pois nem sequer tenho que me deslocar ao Correio. Também já vendi, pois a partir do momento em que você se regista fica habilitado a comprar e vender. Recentemente comprei umas botas castanhas numa sapataria e logo de seguida vi outras ainda mais bonitas noutra sapataria. Comprei. Cheguei a casa a pus as primeiras á venda no eBay-UK. Como era uma marca muito conhecida foram vendidas facilmente sem que eu perdesse dinheiro. Não que eu seja uma expert no Ebay, sou uma compradora com bastante experiência (nem vou dizer o número de votos que tenho, nem sequer a cor, acredite que é de peso, rssss…) mas porque várias pessoas me perguntam, frequentemente, como funciona o eBay, vou partilhar aqui algumas das minhas regras de ouro.

1º Fazer a inscrição, obviamente.
2ºTenha em consideração os votos do vendedor. Por exemplo eu não compro a vendedores com menos de 10 votos e menos de 98% de votos positivos.
3º Construir uma reputação; quando licita algum artigo deve ter a certeza que o quer adquirir e tem modo de o pagar, para que a transação tenha exito, e você receba voto positivo.
4º Leia atentamente os anúncios, pergunte ao vendedor se tiver dúvidas, para que o momento na recepção do artigo não se decepcione.
5º Imponha um limite à sua licitação. Já vi compradores a ultrapassarem valores superiores ao “compre já”, no calor do momento.
6ºFaça pagamentos com o Paypal, que é uma espécie de banco cibernético, o maior da net, altamente seguro. Você só terá de fornecer os seus dados uma única vez, na altura da inscrição. Tudo o que necessita ter é um endereço de email e um cartão de crédito. Como comprador não pagará qualquer taxa, isso fica ao encargo do vendedor. Penso que actualmente 100% dos vendedores aceitam este pagamento.
7º Vote sempre; a sua opinião ajuda a validar a qualidade e competência dos vendedores. Para seu benefício.

Agora no Natal eu aconselharia a privilegiar as lojas da sua localidade de residência, porém pode sempre dar uma vista de olhos no eBay. Boas compras!

Tenha uma óptima semana!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Com H maiúsculo


“Ora o que aprendemos na escola? A repetir o que diz o professor para ter a média. Hoje, a nossa cultura do diploma empurra-nos a fundirmo-nos com o discurso ambiente. E isto reproduz-se em seguida nas empresas. Estar de acordo evita o stress. Mas isso implica ser “o papagaio” (…). Se pelo contrário, você mostrar o seu desacordo, com o seu chefe e os seus colegas, haverá um certo mal-estar. Você será criticado. Terá direito a mímicas exasperadas quando tomar a palavra. Vocês já não irão almoçar juntos. E depois, pouco a pouco, você sentir-se-á excluído do grupo. “

Boris Cyrulnik, psiquiatra e escritor, in entrevista à Marie Claire, edição francesa, Novembro 2008

Mesmo um leão rodeado por carneiros terá dificuldade em manter a sua rota e contrariar a direcção da maioria. Mesmo uma águia cercada por papagaios terá dificuldade em abrir caminho nos céus e voar num rumo contrário. Quanto mais alto for o voo, mais solitário será.

Dedico, com admiração e orgulho, este post ao meu marido, pela coragem ao seguir a sua consciência e coerência ao actuar em conformidade.
Um Homem com H!