terça-feira, 27 de março de 2018

Problemas de sono?



Que os filhos durmam bem, é uma das grande preocupações dos pais. Desde pequeninos que lhes incutimos rotinas apropriadas para preparar longas noites de sono. Sabemos que deste descanso depende a saúde*, a boa disposição e o rendimento escolar. Contrariamente a tudo isto, sabemos também, através de estudos regularmente divulgados que as crianças dormem pouco, e os adultos, por sua vez, andam habitualmente cheios de sono. 
Portanto, o Ayurveda aponta os erros e apresenta as soluções. Duas dicas: respeite as horas que precisa de dormir ( cada um tem necessidades diferentes e Presidentes Marcelo só há um!), e prepare-se para dormir, uma hora antes ( desligue tudo o que tem ecrã), lendo, conversando, etc. Vale a pena ver o vídeo!

sexta-feira, 23 de março de 2018

Lasanha vegetariana



Esta lasanha é muito rápida e fácil de fazer. Basicamente é juntar todos os vegetais que estão no frigorífico e estufá-los, uma saída para restos, portanto. E bastante deliciosa!




Lasanha de Vegetais

Ingredientes:
Uma cebola
Um dente de alho
Um tomate
Um pé de brócolo
Uma cenoura
Meia courgete
Um pé de alho francês
Meia batata doce
Meia chávena de lentilhas vermelhas
Cominhos, cúrcuma, noz moscada, sal marinho e pimenta q.b.
Leite vegetal, farinha de amido e manteiga vegetal(para o Bechamel)

Como fazer :
Fazer um refogado com a cebola, azeite e alho picadinho. Quando estiver estalado, juntar o tomate cortado aos bocadinhos, envolver e temperar com os cominhos, cúrcuma, sal marinho e pimenta. Envolver e juntar os restantes legumes e lentilhas, previamente lavadas. Se precisar de mais água, acrescentar um pouco de água quente, ou caldo de legumes. Deixar cozer, cerca de 15 minutos.
Fazer um molho Bechamel com uma colher de manteiga, outra de farinha de amido, e uma chávena de leite vegetal; temperar com noz moscada, sal e pimenta, mexer sempre com o fouet para não deixar ganhar grumos.
Cozer as placas de lasanha 1 minuto em água com sal. Colocar num pirex uma camada de vegetais, outra de placas, até acabarem; cobrir com o molho Bechamel e queijo vegetal. Vai ao forno a gratinar, cerca de 30 minutos. 
Acompanhar com uma salada de alface, rúcula, tomates-cereja, rabanetes e cebola. 
Que festim, garanto! 

quarta-feira, 21 de março de 2018

Seis Documentários a não perder

Hubert de Givenchy (SIC Caras)
Não tenho grande interesse pelas figuras da moda, porém trata-se de alguém considerado o último grande senhor da alta costura, e que morreu recentemente com a idade de 91 anos. Depois de ver este programa compreende-se o que é alta costura e porque foi considerado o último desta linhagem; acabou uma era de refinamento e elegância depurada, começou outra decadente e abastardada.
Bastante interessante e belíssimo.

A Nova Ordem Mundial chinesa (RTP3)
Para além daquilo que é evidente, que os chineses estão a invadir os quatro cantos da terra, não apenas com o seu povo, mas comprando empresas, bancos, bens naturais, moeda estrangeira e dívidas de grandes potências, como os E.U., fundaram também o AIIB, uma espécie de banco mundial. isto, segundo os especialistas, muda tudo, é a concretização do plano final, a N.O.M. . 

Turistas, vão embora (RTP3)
O fenómeno do turismo de massas dos últimos anos está a impactar negativamente diversos países e algumas cidades, dentre as quais Barcelona, Veneza e Dubrovnik. Apesar de algumas vozes aprovarem a invasão dos turistas, que vêm como oportunidade de negócio, a maioria dos cidadãos acredita que o turismo de massa lhes está a dificultar a vida, com a falta de tranquilidade, o excesso de pessoas, a poluição, e o aumento incomportável da habitação. Terão os habitantes das cidades turísticas que sair, para deixar entrar os turistas? Um tema sobremaneira interessante, sobretudo porque também já o começamos a sentir em determinadas cidades portuguesas. 

Cruzeiros, a parte oculta (RTP3)
Um pouco na linha do documentário anterior, sem porém estarem ligados, o assunto aqui é mais específico, o turismo de luxo associado aos cruzeiros está agora também massificado. Os milhares de turistas que desembarcam nas cidades acabam por não ter grande impacto na economia dos locais que visitam, pois a bordo existe tudo o que possam desejar adquirir, e tudo é pago. Trazem, todavia, um perigoso nível de poluição, que de resto acompanha os  turistas, durante toda a sua viagem, como uma enorme e invisível nuvem envolvente.

Bom, melhor, vegano? (RTP3)
O vegetarianismo/veganismo está na ordem do dia, pela revolta que a industria agro-pecuária causa a quem se informa de como os alimentos são produzidos e os animais tratados, pela preocupação com o impacto no planeta e pela vontade de comer mais saudável. Muitos acreditam tratar-se apenas de uma moda, porém muitos começam a ver, mesmo lobbies que têm combatido o veganismo, que se trata de uma considerável oportunidade de negócio. Há ainda a questão dos alimentos processados em laboratório, como a carne; será essa a alimentação do futuro?

Elmyr de Hory, o falsificador do século (RTP2)
Capaz de imitar perfeitamente Picasso, Matisse, Chagall e tantos outros, nunca lhes copiou um quadro, apenas o estilo, iludindo coleccionadores experientes, galeristas, especialistas e até museus. Este falsário genial, que dificilmente vendia um quadro realmente seu, teve uma vida conturbada, a par da sua actividade "profissional", o que justifica muito este programa.

quarta-feira, 14 de março de 2018

As nossas deputadas são apenas flores?

No dia Internacional das Mulheres estive numa Tertúlia em que duas convidadas eram deputadas na A.R., pelo Partido Socialista. Independentemente do partido, interessou-me ouvir o que estas duas senhoras tinham a dizer, e confesso que não podia imaginar que fosse assim tão mau. 
Com uma imparcialidade supra-partidária, partilharam as opiniões pessoais e relataram a situação da mulher na Assembleia da República. Falaram de factos, de como há poucas mulheres no seu partido, de como não existem mulheres em posição de Estado, como lhes são atribuídos apenas papéis pouco relevantes. Contaram, com tristeza e revolta, como raramente lhes é dada a palavra no Plenário, e como quando isso sucede os seus colegas as ignoram, distraindo-se e falando para o lado.

Isto deixou-me deveras consternada e até zangada. Com certeza não serão todos os homens a terem esse comportamento, a manifestarem essa falta de educação e respeito, contudo a grande maioria assim se comporta, para lhes dar essa impressão tão abrangente. 
Isto revela o que muitas de nós dizem e suspeitam, os políticos apenas toleram as mulheres na Política; porque tem de ser, para enganar os papalvos que exigem mudanças e modernidade. Todavia, fazem questão de lhes lembrar que o papel delas aí é esse mesmo: decorativo, estar ali. As suas ideias não serão acções, a participação na construção de politicas diferentes ou melhores não acontecerá. Em suma, não as reconhecem como pares. E isto parece-me absolutamente inaceitável. 
Na altura não me ocorreu sugerir nenhuma solução, mas parece-me agora, dois dias decorridos, que todas as deputadas da A.R. deveriam unir-se nesta questão e fazer algo; escolher uma data, o mais inconveniente possível, por exemplo, e concertadamente ausentarem-se todas da Assembleia, perante os seus colegas e membros do Governo. Certamente que os Média não iriam deixar de divulgar, e chamar a atenção para o caso. 
Ignoro o modus operandi da A.R. , o que é possível fazer legalmente, mas ainda assim que seja forte o suficiente para trazer luz a esta questão e obrigar a mudanças. Mas que algo tem que ser feito, sem dúvida! 

segunda-feira, 12 de março de 2018

"Faz o bem e não olhes a quem"

O trabalho de vendedor é muito difícil, sobretudo se os potenciais clientes nem sequer são os primeiros a tomar a iniciativa do contacto. Mais ainda se o vendedor tem de bater à porta das pessoas, presencialmente ou por telefone. Porém, este é o trabalho deles, é um esforço que lhes trará, eventualmente, alguma recompensa monetária, é do que vivem. Agora bater à porta de alguém, como as Testemunhas de Jeová, no seu tempo livre, sem recompensa senão aquela de acreditar que estão a colocar-se ao serviço de Deus, deve ser ainda muito mais difícil, com a agravante de serem recebidos com más caras e de se saberem parodiados. Portanto, sempre que eu tenho algum tempo abro-lhes a porta, e conversamos 5 minutos, sobre um assunto que me interessa realmente, a Religião. Nunca me tentaram converter, pelo menos de forma agressiva ou mais impositiva. Nunca prolongaram os diálogos para além da minha disponibilidade. E deixam-se sempre uma revista, que pode ser lida por qualquer pessoa independentemente de Religiões. 
Esta última tem um artigo particularmente interessante, partindo de - 1 Timóteo 6:10: " O amor ao dinheiro é a raiz de todo o tipo de coisas prejudiciais e alguns por se empenharem por este amor, (...) causaram si mesmos muitos sofrimentos."
Não serei exaustiva a ponto de transcrever todo o texto, contudo deixo os três pontos que sugerem como ajudantes para a felicidade, de forma a ultrapassar a preocupação que leva à falta de sono, a frustração e tristeza, e a decepção: 
"Estar satisfeito com o que tem", "Generosidade" e " Dar mais importância às pessoas do que a coisas". 

Parece-me que nada mais há aqui do que bom senso e sentido prático, partilhado de forma altruísta, para o bem comum. Quando nos oferecem ajuda ( não importa qual a fonte), ainda que seja apenas pela Palavra, é de uma ingratidão aberrante desdenhar quem somente o faz por Bem. E por isso, eu admiro-os. Espanto-me com a perseverança deles, com a indiferença a tanta hostilidade e caricatura, e também por remarem contra uma maré tão adversa, num mundo cada vez mais contrário aos valores que promovem. Gosto deles.


quinta-feira, 8 de março de 2018

Mulher - Amor e Respeito

Escrevi este poema no ano passado, para participar num projecto artístico que esteve patente em Faro, a convite de uma amiga querida. A Letícia pediu-mo ontem, para ler hoje a propósito do dia da Mulher, e lembrei-me de o publicar aqui também. 
Não direi parabéns às mulheres (nem nos venham com flores!), hoje como todos os dias, é dia de agir, como fazem as espanholas com esta greve, e as islandesas fizeram no passado, mudando a sua sociedade. Nós queremos amor, mas também queremos respeito!


  Mulher
Disseram-te que nasceras da sua costela e acreditas-te.
Disseram-te que por isso lhe devias a vida. E escravizaram-te. 
Disseram-te que inventaste o desejo e assim o perderas. Que a culpa é tua, dos males da humanidade inteira.
Esqueceste que dás vida e alimento. Que TU és A Humanidade.
Mas agora te levantas, mais forte e digna, acima das acusações rasteiras que te tolheram. Resgatada pela tua própria mão.  

segunda-feira, 5 de março de 2018

Excelência na escola

Seria bom, e até ideal, que os professores que esperam, e exigem prestação excelente dos alunos, fossem eles próprios excelentes professores. É que não sendo o caso, é muito mais do que injusto, é perverso.