sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Meme das 3 atitudes ecoconscientes

A preservação do ambiente é um assunto que me interessa desde há alguns anos, sendo que, conforme o tempo passa me apercebo mais e mais da grave situação em que se encontra o nosso planeta. Consequentemente, da grave situação em que vivemos actualmente. A Lucia Malla teve a ideia de fazer um Meme das atitudes ecoconscientes e como eu penso que nunca é demais falar neste assunto, aqui estou prestando o meu contributo. De todas as vezes que li sobre os memes de outras pessoas descobri alguma coisa que eu ainda não fazia e poderia fazer. Já postei uma vez acerca das alterações climáticas, provocadas pela poluição, hoje vou repetir-me um pouco, em resposta ao desafio lançado pela Geórgia e postar os meus memes.

Parafraseando a Lúcia, a ideia é a seguinte:
"Poste as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra."

Eis os meus memes:
1.Economia de água!
Antes de começar a sair água quente na banheira do 1º andar, sai uns 6 litros de água fria (por cada banho), portanto, colocamos um balde na banheira para guardar essa água, que usamos para regar vasos. (Pequena concessão à natureza em detrimento da estética!)
2.Uso de lâmpadas económicas.
Quase todas; a factura no final do mês faz-nos pensar que vale a pena pagar lâmpadas mais caras.
3. Pilhas recarregáveis.
Para além dos aparelhos domésticos (despertador, tira-borbotos, maquina fotográfica, inúmeros comandos dvd, tv, aparelhagem música, etc), uma quantidade infindável de brinquedos.
4.Reciclagem de papel.
Quem tem filhos pequenos sabe quanto papel uma criança pode gastar para desenhar e treinar a caligrafia, portanto o meu marido traz resmas de papel do trabalho, impressas só de um lado, que as crianças utilizam e também nós, para tomar notas, deixar recados, etc.
5. Painéis solares.
Quem constrói hoje uma casa de raiz pode praticamente torná-la auto-suficiente (aproveitamento de água da chuva para descargas nos quartos-de-banho, aquecimento e arrefecimento geotérmico, aproveitamento do sol para produção de electricidade, etc). Como a nossa casa foi construída há muitos anos, lamentavelmente, só se proporciona à instalação dos painéis solares. Tencionamos colocá-los num futuro muito próximo.

E agora tenho o maior prazer em passar o Meme para a Jeanne, Maribeca e Jane .

Tenha um bom fim-de-semana e não esqueça: faça a sua parte!