Desde que descobri as maravilhas da panela de pressão (apenas há meio ano!), fazer pudim banalizou-se. Quer dizer, três minutos de cozedura?! Não há sobremesa mais rápida e económica que um pudim! Porém, agora o problema é a falta de consenso; parece que cá em casa o gosto relativamente a pudins é muito diversificado; o Duarte prefere o de coco, a Letícia o de leite condensado, eu e o meu marido o de laranja. Portanto, estou agora na demanda do pudim preferido de toda a família, hei-de encontrar um que agrade ao exclusivo palato de cada um de nós. Este foi uma tentativa, agradou a todos mas não superou ainda o preferido de cada um. É leve, aromático e cremoso.
Pudim de pão*
Ingredientes:
4 ovos médios
2 pães
meio litro de leite
raspa de um limão
7 colheres de açúcar
Como fazer:
Para o caramelo, derreter 120 gr de açúcar com quatro colheres de água de sopa, em lume médio, sem mexer. Enquanto o caramelo se faz,
aquecer o leite, e mergulhar nele os pães aos bocados para amolecerem. Na liquidificadora, colocar o leite e pão, os ovos, a raspa do limão e o açúcar. Triturar bem.
Forrar a forma, verter o creme do pudim e levar a cozer na panela de pressão três minutos ( três minutos?! ainda mal acredito!). Deixar arrefecer e desenformar. Este saiu ainda morno, mas saiu bem, havia pressa.
* Inspirado neste daqui.