quarta-feira, 11 de abril de 2018

Cozinhar, comer e ganhar!

No mesmo dia que li a noticia sobre a abertura de um restaurante do Jamie Oliver em Lisboa, li outra sobre a dívida que o chef inglês tem no valor de 80 milhões. Embora o Jamie Oliver seja o meu chef preferido (entre receitas e programas, simpatia e simplicidade não há como ele), questiono-me sobre esta necessidade, com cada vez mais seguidores, de chefs se tornarem empresários de restauração. Abrem restaurantes aos molhos, pelos seus países e além fronteiras, confiando na publicidade dos seus nomes próprios. E claro, nós por cá também já vamos tendo alguns exemplos nacionais.

É certo que se vive, actualmente, uma espécie de febre colectiva relativamente à comida. Programas e canais gastronómicos abundam, novos e velhos competem pelos prémios de melhor chef, e sites/blogues, em número crescente. Tudo isto fomenta um delírio de consumo, seja de produtos, seja de máquinas para cozinhar, quase sempre extremamente caras, sobretudo para quem as utiliza de forma amadora, mas que importa? Cozinhar está na moda e comer ainda mais. E ainda que aplauda esta tendência do cozinhar em casa, sinto-me apreensiva com a importância exacerbada que se tem dado à comida; é excessiva, e o seu consumo em conformidade. 
Parece-me que enquanto uns se empanturram para compensar frustrações, e resgatarem recompensas, outros se tornam tão ávidos no aproveitamento da oportunidade de negócio, que esquecem aquilo que são - cozinheiros. É assim ( e é descarada a metáfora), como uma espécie de marmotinha de rabo-na-boca, em que ninguém ganha realmente.