Estava prevista chuva só para o fim-de-semana, mas entretanto o sol desapareceu durante a tarde, ficou só um bocadinho mais fresco e eu achei que já estava conjugada a circunstância adequada para fazer pão. E fiz; agora faço a "olho", variando apenas nas farinhas, a água vou juntando aos poucos, até a massa começar a ficar pegajosa, é esse o segredo. E outro detalhe, a variação das farinhas pode implicar mais ou menos água, por exemplo, quando leva de quinoa também leva mais água.
A quinoa confere ao pão uma textura semelhante ao pão de milho, e torna o pão mais proteico, um plus para uma família de vegetarianos.
Não há nada como o pão caseiro, duas fatias finas deste pão saciam muito mais do que três pães da padaria, que cada vez me parecem mais cheios de ar. Além de que sendo eu a fazer o pão controlo a qualidade das farinhas, agora só biológicas, e francamente, sente-se a diferença.
O cheiro do pão no forno que se propaga pela casa não tem nada de comparável! É fácil e só não faz pão quem não quer.
Acompanhei com chá preto bio, e doce de amoras caseiro |
Pão de Espelta e Quinoa
Ingredientes
200 gr de farinha de trigo integral
200 gr de farinha de espelta integral
50 gr de farinha de quinoa
1 colher de sobremesa de sal integral
Meia saqueta de fermento ( nunca uso inteira, meia funciona)
Cerca de 300 ml de água morna ( aconselho a juntar aos poucos enquanto mistura, para colocar mais ou menos até ficar pegajoso)
Como Fazer:
Numa taça juntar o fermento com um pouco de água morna, misturar e reservar.
Noutro recipiente juntar todos os ingredientes secos, misturar, fazer uma covinha no meio, e verter aí o fermento, e parte da água, bater com a batedeira ou à mão, ir juntando a água até ao ponto.
Cobrir o recipiente com um pano e deixar levedar pelo menos uma hora. Passar a massa para a forma untada (eu uso óleo de coco), cobrir com um pano e deixar levedar pelo menos outra hora.
Vai ao forno a cozer a 200º, pré-aquecido, cerca de 30 minutos. Desenformar e comer!
A satisfação de comer o meu pão, com a minha compota de amoras bio, e um chá preto é qualquer coisa de muito bom!