Via |
Ultimamente tenho visto sobretudo documentários, tenho alguns gravados há semanas, meses, que aguardo ansiosa para ver. Entretanto, vou deixar algumas dicas para que possam ir ainda buscá-los, se por acaso algum vos despertar interesse. São exibidos pela RTP2 e TVcine2.
Bright Lights
Este documenta a vida de Carrie Fisher e Debbie Reynolds, que foram notícia no principio do ano, por terem falecido uma a seguir à outra, no espaço de uma semana, sendo filha e mãe. Ficamos a conhecer as vidas destas célebres actrizes, e a compreender a forte dinâmica entre ambas, e a entender a morte da segunda.
Nada por dizer
Apresenta a vida interessante de Gloria Vanderbilt, de rica herdeira a actriz, estilista, empresária e artista. E também mãe do apresentador de t.v. Anderson Cooper, que dirige o documentário.
Sicko
O polémico produtor norte-americano Michael Moore debruça a sua atenção sobre a saúde nos E.U.A. , conduzindo-nos pelos meandros da sociedade e política. Revela-nos uma situação no quadro da saúde absolutamente inacreditável, de tão má que é. Custa a crer que naquele país, tido como indubitavelmente rico e evoluído, exemplo de modernidade e terra de oportunidades, a saúde seja pior do que a de muitos países do 3º mundo. Um pesadelo.
E agora invadimos o quê?
Novamente Michael Moore, questiona o modus operandi do governo norte-americano, encontrando em vários países europeus, que visita, formas de fazer e estar, em diversas áreas da vida, bem sucedidas, que poderiam ser implementadas no seu país.
Os segredos da Colmeia
O meu interesse pelas abelhas é conhecido, adoro este insecto. Tudo o que lhes diz respeito me fascina. Portanto, há 20.000 espécies de abelhas no mundo, e muitos segredos a desvendar. Estas grandes polinizadoras merecem ser mais conhecidas, para serem mais respeitadas. As colmeias em colapso, milhões de abelhas dizimadas, sem sabermos porquê deveria alarmar-nos, elas são-nos vitais.
Mulheres do mundo
Neste documentário que possui 10 episódios, ficamos a conhecer a vida de 10 mulheres, espalhadas por regiões remotas do nosso planeta. Vivem ainda de acordo com as tradições seculares das suas culturas, o que torna estes documentários realmente fascinantes. Sociedades matriarcais e casamentos poliândricos são comuns por estas paragens, longínquas entre si.
Amanhã
Ganhou como melhor documentário dos prémios César, e percebe-se porquê. Os produtores procuraram pelo mundo, pessoas, ideias, novas formas de fazer nas áreas do ambiente, ecologia, educação, agricultura e indústria, que revertam a tendência destrutiva do nosso modus vivendi. E as ideias boas são muitas, e a prova de que resultam é que já estão a ser implementadas com sucesso. É apenas necessário que se expandam massivamente, para que um Amanhã com esperança seja possível.