terça-feira, 24 de outubro de 2017

Apologia à ruralidade ( ≠ urbanidade)

Urbanidade: (latim urbanitas, -atis)
substantivo feminino
1. Qualidade do que é urbano.RURALIDADE
2. Vida de cidade.
3. [Figurado]  Cumprimento das regras de boa educação e de respeito no relacionamento entre cidadãos. = AFABILIDADE, CIVILIDADE, CORTESIADESCORTESIA, INDELICADEZA

Notei que nos últimos meses, se apropriaram-se os políticos da palavra "urbanidade"; algum a usou e lançou tendência. Usam-na para caracterizar o civismo de alguém, e o Priberam confirma.
Mas a mim não agrada, pois se "urbanidade" tem tudo isso de bom, "ruralidade" há-de ter o contrário em mau: falta de cumprimento de regras, má-educação, indelicadeza, enfim, toda uma versão vilã. 
Não me agrada porque não é justo nem correcto; na ruralidade há franqueza, frontalidade e outros valores que nascem e proliferam naturalmente, é certo, sem os refinamentos da "urbanidade". Não implicando isso, que não exista respeito e educação e sobretudo, honestidade. 
A vida no campo tem um cenário natural, e as suas pessoas habituaram-se a ver a vida dessa forma, tal qual ela é. Sem camuflar o que tem de menos bom, zangam-se quando o entendem, mas fazem-no com sinceridade, não é teatro para inglês ver. E quando está tudo bem, está mesmo, a boa cara não é circunstancial. 
O campo é o berço de tudo, e de todos; mas alguns foram para a cidade, e esqueceram de onde vieram, ou apenas se lembram, ocasionalmente, envergonhados. Parece-me que essa atitude, é que é de facto a própria definição de "urbanidade"