quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ballet - Para miúdos e graúdos



No principio do ano fui com a minha filha ver o Bailado da Bela Adormecida, do Russian Classical Ballet. Estava nos nossos planos desde o ano passado, porém na altura já não conseguimos bilhetes. Portanto, desta vez não poderíamos perder a oportunidade, avisou-me a Letícia, com os olhos arregalados. 
Nem eu nem ela gostamos propriamente de Ballet, mas tínhamos curiosidade em ver um espectáculo destes ao vivo, e para mais, com uma companhia russa, o que nos pareceu extremamente promissor.

Por ser um espectáculo nocturno (começou às 21:40), estranhamos a quantidade de crianças pequenas ( desde os 2 anos, mas havia sobretudo entre os 6 e 9), de forma que já me parecia uma matinée de cinema ao domingo, de antigamente, o que augurou um certo burburinho, com falatório e birras de sono; porém, nada disso aconteceu. Muito pelo contrário, as crianças assistiram ao espectáculo bem comportadas, e não vi nenhuma adormecida. Inclusivamente, uma pequenita por detrás de nós, falou o tempo todo com a mãe, no tom baixo dela, mas sempre a propósito da história, muito interessada em compreender tudo o que se passava.

A plateia era constituída maioritariamente por mulheres, muitas com filhas.  Suponho que os pais levam os filhos ao futebol, dividindo-se assim os interesses. O que é uma pena, pois este tipo de espectáculo eleva o ser humano, expande horizontes, dando a conhecer a música, a dança e a história. É também uma forma de educar para as grandes Artes. Concedo, que devia ter efectivamente outro horário, este espectáculo de tarde proporcionar-se-ia muito mais para as crianças. 
 
Uma historinha conhecida por todos, a música de Tchaikovsky, cenários maravilhosos, um figurino exuberante, sempre com alguma referência à cultura russa, ao que o Russian Classical Ballet dá vida, é um espectáculo que aconselho vivamente. Não é propriamente barato, contudo, como presente de Natal por exemplo, é perfeitamente possível. Suprime-se uma embalagem debaixo do pinheiro, trocando-a por um bilhete. E tenho quase a certeza que se tornará um presente memorável para qualquer criança.
No próximo ano há mais!