segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Programa de entretenimento ou pedagógico?




A polémica do programa Super Nanny da SIC terminou com a suspensão da transmissão do terceiro episódio. Vi o primeiro, levada pela curiosidade que este burburinho causou, e apesar do que já tinha lido sobre o mesmo, sempre numa linha de crítica sem atenuantes, confesso que não me pareceu excessivo. Há de facto a exposição da criança, e à partida sou contra, mas esta exposição dos filhos não é já feita actualmente nas redes sociais? Aonde os pais partilham fotos, por vezes tão íntimas como os filhos no banho, ou na praia, sem outra motivação que não a vaidade? E portanto essas situações nunca deram azo a intervenções de associações, tribunais ou o que quer que fosse.
Parece-me que há uma maior exposição da família, que se declara publicamente incapaz de educar os filhos eficientemente. E isso a mim causa-me grande espanto. Talvez este risco seja cruzado em desespero de causa; são pais que precisam efectivamente de ajuda. 

Não penso apenas nos pais que dão a cara no ecrã, penso nos outros que vêm o programa, que vivem situações idênticas ou mesmo iguais, e que frustrados não sabem como corrigir os problemas. O programa aponta falhas e apresenta soluções, divulga estratégias que podem ser aplicadas por outros educadores, muitos dos quais, talvez a maioria, não terão acesso a técnicos que os ajudem nesse sentido. É por isso um programa de fundo pedagógico, e esse valor deve ser-lhe reconhecido.

Por conseguinte, sinto-me bastante dividida nesta questão; por um lado penso que as crianças devem ser preservadas sim, e por outro acredito que crianças mal educadas, serão crianças infelizes. São famílias que não conseguem educar bem a progenitura, porém estão conscientes dessa falha e querem corrigi-la. O que está certo então, o supremo direito da criança à privacidade, ou o direito a uma educação equilibrada, que fará dela uma criança feliz, num ambiente familiar igualmente equilibrado e feliz?
Estamos numa zona cinzenta, e não me parece mesmo que este programa seja tão facilmente condenável.