segunda-feira, 28 de maio de 2018

Apoiar pais ( com filhos hospitalizados)

 
Via

Há uns meses atrás soube do internamento da sobrinha, de quatro anos, de uma colega; foi-lhe diagnosticado cancro. Filha única, e quase neta e sobrinha única, embora nestes casos tornar-se única é praticamente automático, deixou ainda mais a família desesperada. Quem conhece a criança diz que é especial, muito querida e sábia; foi ela quem muitas vezes confortou os familiares.
Felizmente o tratamento correu bem, e a menina já voltou para casa. 

Porém, há tantos casos destes... e as pessoas não sabem como reagir, o que fazer por aquela família, que de alguma forma lhes alivie um pouco os dias. Não conhecendo directamente a família em questão, que nem sequer me é próxima geograficamente, apenas orei pela cura da pequenina L. , mas entretanto encontrei um artigo* que fala sobre o assunto e faz as seguintes sugestões:

- Evite informar-se junto dos pais (estar sempre a falar do mesmo é penoso!), pergunte a alguém próximo, como está a criança.
- Tendo a família mais filhos, ofereça-se para os ir buscar à escola, ajudá-los nos T.P.C's, levá-los a Actividades Extra-curriculares, levá-los ao Parque, ao cinema, etc.
- Ofereça ajudas concretas: posso fazer as vossas compras? Fiz sopa a mais, querem?
- Envie mensagens de apoio, simples e curtas.
- Pergunte se pode passar pelo Hospital e levar-lhes uma piza. 
- Ofereça-se para passear o cão, ou dar de comer ao gato;
- Para ir buscar um familiar à Estação e levá-lo ao hospital. 
- Ofereça revistas, livros, d.v.d's ...

Certamente que estas dicas inspiram outras, e espero realmente que sobretudo inspirem a sermos mais solidários, de uma forma prática e eficiente. É uma situação dramática, e apoiar efectivamente a família nela envolvida dar-lhes-á um ânimo extra que fará toda a diferença no seu estado de espírito.  

* Revista Activa, Fevereiro 2018