quinta-feira, 23 de julho de 2020

O canal menos violento



Durante muito tempo nem sequer passava pelo Fox Crime, achava-o muito violento. Não sei se pelo nome, ou se por alguma vez ao fazer zapping ter visto algo realmente violento, do tipo CSI, série que me repugna. 
Portanto, a dada altura, fazendo exactamente zapping pelos canais, vi Crime disse ela, uma série que segui e gostava imenso, há igualmente, imenssnnnsos anos. Para mostrar aos meus filhos como eram as séries dos anos 80, ficamos a ver o episódio e  achei tão giro rever a Jessica Fletcher com as suas indumentárias impecáveis,  espantou-me como tanto daquilo está, actualmente,na moda, o pied-de-poule, as sweat marinheiras, a clássica gabardina, o sempre eterno colar de pérolas, etc. além disso, as paisagens bucólicas dos estados unidos, e o crime propriamente dito, tão esbatido, para não provocar náuseas, como os de agora. E dai descobrir "Midsomer murders " foi quase imediato, e sendo também dessa época, encantei-me pelas paisagens do campo inglês, as casas das Cotswolds, a decoração do interior e jardins, e fiquei fã. Os crimes também sempre nada perturbadores, afinal são apenas o mote para o que daí se desenrola, a investigação e interacção entre os diversos personagens. Basicamente, o de somenos importância. 
Por fim, encontrei "Rosemary & Thime", uma série sobre duas simpáticas jardineiras, qualificadas e desenvoltas que atraem crimes, sempre em cenários telúricos, seja do countryside inglês, da Provence ou Toscania. Aqueles paisagens maravilhosas, as pequenas localidades típicas, e as casas antigas e históricas, são o cenário idílico que me fascinam, muito mais do que a trama propriamente dita. E no fim de cada episódio, a exibição do jardim em que trabalharam é o final perfeito.
Para brinde, a abertura da série é magnifica, uma combinação visual e sonora perfeita, que me deixa sempre mesmerizada. 

São séries de outra era, em que se privilegia o intelecto humano, a qualidade dos diálogos e interacção das personagens, em centros rurais e aprazíveis, entre pessoas absolutamente normais. Não chocam pelo tipo de crime que ainda ninguém ouviu falar, nem espantam pela tecnologia que descobre o que comeu a vítima há 10 anos atrás. As câmaras são tranquilas, os planos vagarosos, o que resulta numa visualização prazenteira, ou contrário das outras, que me deixam stressada e agoniada, não aguento, estilo CSI.  

Em suma, constatei que de todos os canais que conheço, o Fox Crime é mesmo o menos violento, se exceptuarmos o já mencionado CSI, e não sei, um ou outro do género, pois não vejo mais nada.