terça-feira, 29 de setembro de 2020

Férias de Verão 2020

Como a tantos portugueses, os planos de férias de Verão, este ano, saíram frustrados. Tínhamos previsto passar oito dias em Viena, onde temos um amigo querido que, devido à idade avançada, queríamos ver, e onde a Letícia visitaria uma série de museus de Arte. A parte mais emocionante para mim, quando visito outro país é essa de encontrar amigos queridos e familiares, e só por isso não me importo de repetir destinos, apesar de haver tantos que não conheço e que gostaria de visitar. Também pesou o facto da Letícia não se lembrar  nada destas férias, em 2007, e por estudar Artes se sentir mais motivada para este destino.

Mas, entretanto foi o que todos sabemos, o nosso voo foi cancelado, depois reactivado mas eu já não estava nada interessada em ter que fazer teste para viajar, usar máscara no avião, visitar interiores de monumentos e museus com máscara, e cumprir quarentena, nem se fala! Havia possibilidades de outros destinos, mas a minha desconfiança relativamente às regras malucas que surgiam por todo o lado nunca me predispuseram a correr o risco; e ainda bem, por amigos fui sabendo que em Saint-Jean-de Luz e Biarritz, destino de praia que ponderei, a máscara era obrigatória na rua; e que em Córdova, com 42º a máscara também era obrigatória. Portanto, não obrigada!

Fomos fazendo por aqui uns passeios, encontro com família no Caramulo e Luso, idas à praia, Caminha, Esposende e Vila do Conde; passeios pelo Alto Minho, cujo verde florestal me enche a alma, e reaviva memórias de infância, e que bem se passeava por Vila Nova de Cerveira, até parecia que estávamos em Espanha, com tantos espanhóis, e no Sistelo, igualmente, o calor intenso pedia mais banhos na água fria do rio, do que caminhada nos trilhos, e saímos de lá renovados, como que baptizados pelo espírito de Gaia. Maravilhoso. 

Comemos muitas vezes fora, talvez mais do que habitualmente, desfrutamos do nosso jardim com maior consciência da sorte que temos. Porque dos restaurantes abdicamos, enquanto durarem as regras sanitárias covidescas. 


Por fim, na primeira semana de Setembro, repetimos o destino de 2018, voltando à Praia del Rey, onde fizemos piscina, praia, visita a Óbidos, Peniche e praia do Baleal. Foram uns dias em família muito relaxados, os primos todos juntos, como em crianças, desfrutando de sol, natureza, e tranquilidade, como se estivéssemos num mundo à parte. Aliás, tenho tido muita sorte, neste quesito, frequentemente me sinto num mundo alheio a esta maluquice toda, parece-me ainda aquele mundo do "antes", e esqueço-me totalmente da outra realidade. 

Portanto, tinha presente que as férias haveriam de ser sem máscaras e na natureza. Foram cá dentro, e que bem que soube!