quarta-feira, 3 de abril de 2024

Mad Men - A série do momento


Já é tradição, entre mim e o Duarte vermos uma série juntos; por vezes ele sugere uma, outras vezes eu, a dica para Mad Men foi minha, que fui vendo as primeiras temporadas na RTP2 logo que saíram mas depois perdi o fio à meada e desisti.

Desde logo o Duarte gostou muito de Mad Men, e eu ainda mais do que da primeira vez que a vi. Tem como personagem principal Donald Draper, uma figura real, considerado um génio da publicidade.
 
É surpreendente, por vezes chocante, embora sem violência física, interessante pelo recapitular da História americana, e as referências culturais de época, nomes de actores, acontecimentos na sociedade, etc. que eu vou esclarecendo. Para ele há comportamentos surreais, mas que eu vivi, como por exemplo as crianças sentarem-se à frente nos carros, sem cinto, aliás ninguém o usa. Ou a quantidade de fumadores, mulheres grávidas, médicos e pacientes nos hospitais, nos transportes públicos, e por aí adiante. 
A noção de que a mulher de carreira não casa nem tem filhos. A infidelidade generalizada. A discriminação das mulheres divorciadas, de quem as outras mulheres fogem como da peste, com receio que lhes roubem os maridos. 
É, por conseguinte, uma série que vai muito para lá do mundo da publicidade, interessante per se, e que tem uma acção surpreendente com reviravoltas constantes que nos prendem à narrativa. Algumas personagens, como o Roger, têm o sentido de humor que eu e o Duarte apreciamos, e isso é sempre um bónus. 

Em suma, uma série muito bem feita, ganhou aliás imensos prémios, com actores incríveis, e uma história fascinante, que se tornou série de culto justificadamente.