segunda-feira, 15 de abril de 2024

Primavera, Epítome da Mudança

Le Printemps, Monet

A Primavera é uma Estação surpreendente e deslumbrante, todos os dias há novidades, porém, durante grande parte da minha vida significava somente que o clima melhorava, e era altura de vestir roupa mais leve, comprar alguma de tendência, e comer outros legumes e frutas. A vida em si, do que me rodeava, passava-me ao lado. 

Não me apercebia de quando as folhas começavam a brotar nas árvores nuas e monocromáticas; não via os pássaros que chegavam, e partiam, em função da mudança de Estação; não ouvia verdadeiramente os seus cantos e chilreios; não notava a primeira borboleta do ano, ou a primeira abelha. 

Agora, que me sinto mais ligada à Natureza, observo tudo o que vive, parando e olhando realmente para todas as coisas, desejando profundamente gravá-las na minha memória como se fosse um disco externo, sem condicionantes. Sentido-me maravilhada com o crescimento, de um dia para o outro, das plantas, das flores; ontem a Roseira de Sta. Teresinha não tinha nada, hoje encontrei-lhe montes de botões, juro! Do dia para a noite acontecem milagres. O odor do Jasmim ou das frésias, que inunda o meu jardim, e onde obrigatoriamente páro e me inclino, como em reverencia, para o aspirar mais próximo, inebriam-me de espanto, como podem ser tão perfumados e doces?! As flores da Glicínia, cujo roxo já é uma festa para os olhos, atraem abelhas, zangões, vespas, e outros semelhantes, produzem um formidável zumbindo que me provoca uma alegria quase infantil, todos os anos. Como se o esperado fosse continuamente surpresa, sentindo que vivo para esses dias. É um maravilhamento automático. 

Na origem desta ligação mais forte à Natureza está a jardinagem, desde que comecei a dedicar-me mais seriamente ao Jardim que a minha consciência entrou noutra dimensão; eu sou um agente da vida, que a promove, a cuida, a observa em sua defesa. Sou protectora e admiradora. Estou fora dela, mas também faço dela parte. 

Só há uma constante na vida, a "mudança", e porém, os humanos são intrinsecamente reaccionários a ela, acredito que se estivéssemos mais ligados à Natureza, a nossa postura seria diferente; se vivêssemos realmente de acordo com as Estações tudo na vida fluiria mais naturalmente.