quarta-feira, 5 de abril de 2023

O Meu Santuário



Estes dias* o meu marido perguntou-me porque me sentia compelida a ir ao santuário do S.Bento; entre a preguiça e vontade de continuar a ver um programa que tinha gravado, respondi-lhe que não era explicação que conseguisse pôr em palavras; era uma coisa que se sentia. Mas ele insistiu, obrigando-me a explicar aquilo que nem para mim tinha explicitado. É que eu nunca fui pessoa de santos; nunca os tive em grande conta, para ser sincera. Muitos deles foram santificados por razões que qualquer pessoa de bom senso questionaria. E porém, nos últimos anos, fui-me aproximando paulatinamente de S.Bento, de uma forma que nem eu consigo explicar muito bem. Não consigo ir ao Gerês, sem passar por lá, simplesmente sinto-me impelida a sair do trajecto, a fazer uma visita, por mais breve que seja. E arrasto comigo quem quer que esteja junto. 


Portanto, o facto do santuário estar no meio da natureza, tão perto das montanhas, coloca-o no meu cenário preferido. Depois, a energia que ali eu sinto, que pode ser explicada pela intenção das orações dos muitos peregrinos e fiéis, e pela energia do próprio santo, após tantas e fervorosas convocações. É um local de paz. 

Andava há algum tempo a pensar fazer um altar, achei que ficaria bem onde costumo fazer yoga, e não seria nada disto que veio a acontecer, mas parece que foi acontecendo assim. De uma caixa de madeira, presente de Natal com compotas e pequenas iguarias, pintei, forrei com papel, decorei com fitas, coloquei uma mini-estátua do S.Bento. Fiz aquele tipo de caixa de Santos que passavam de casa em casa, na minha infância, e que costumava ver em casa da minha avó materna.
 
Não me sinto apegada à imagem, apenas àquilo que representa, transporta-me para lá, para aquelas montanhas altas, silenciosas, de ar puro e águas frias. O meu verdadeiro santuário é a natureza, é ali onde me sinto mais, e me ligo a Deus. Quando a Primavera chega começo a ansiar, a sentir o apelo para lá voltar. 
Suponho que todos terão sítios destes, espero que sim, todos precisam de sítios especiais, creio eu, e talvez nem sequer sabendo porquê. 
 

*26/05/2021