segunda-feira, 3 de abril de 2023

O filme dos Óscares

Já há imenso tempo que não ia ao cinema, nem me lembro do último filme que fui ver, e para ser sincera nem sequer me apetecia propriamente, mas o meu marido desafiou-me para "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" (ele então já não ia há muito mais tempo do que eu...!), e os nossos filhos já tinham visto e gostado, de forma que lá fomos, algo animados. Tínhamos, aliás, visto o trailer, que confesso, contribuiu para essa antecipada animação.

A temática das linhas do tempo, de diferentes universos e infinitas possibilidades de vida atrai-me. Mas não basta. Desde logo fiquei muito decepcionada por grande parte do filme ser em mandarim, temos que olhar obrigatoriamente para as legendas; depois não esperava uma comédia, de imediato associei o filme a uma paródia do Matrix. Não foram poucas as vezes que me ri, por isso valeu. Mas no geral, achei o argumento apalhaçado demais, cheio de clichés; a casa atafulhada dos chineses, o velho pai a ser transportado em cadeiras de rodas, para as Finanças (porque cargas de água não ficava em casa?!), os mais disparatados requisitos para aceder a outra linha do tempo, como cortar a mão com papel 5 vezes (houve outra muito mais escabrosa que nem ouço descrever); claro que a filha tinha que ter uma namorada, para o filme ser inclusivo, e a família oriental também cai bem, o pacote completo do politicamente correcto. 

No fim de contas, tanto karaté e guarda-roupa estapafúrdio para contar o resgate da relação mãe & filha, pareceu-me, no mínimo, de mau gosto.  

Enfim, se é isto que agora Hollywood faz e premeia, vai de mal a pior. Ainda bem que tínhamos cartão NOS. 

Trailer aqui , mas aviso desde já que é muito enganador!