segunda-feira, 21 de março de 2011

Eu penso assim, e você "assado"; depois?

 (Imagem)
Depois nada: Pelo menos, no que me diz respeito.

animais que não vêm as cores todas que nós, humanos, vemos; por exemplo os gatos e os cães, são daltónicos, vendo por isso menos cores do que nós.  Dá pena, não dá? Só podemos lamentar que estes bichinhos não consigam ver o mundo tão bonito como nós o vemos.

No entanto, alguns pesquisadores supõem que uma determinada espécie de peixes do Pacífico consegue ver uma cor, que nós próprios não conhecemos. É uma pena, não é? Que ainda existam cores que não consigamos ver. Só podemos lamentar...Ou vamos ficar zangados com os peixes porque eles conseguem ver uma cor que nós não conseguimos? Vamos ficar aborrecidos com os gatos e virar-lhes a cara ao lado, porque não vêem as cores que nós vemos?! Não, pois não?

E porque estou eu a falar de gatos e peixes? Foi desta metáfora que me recordei quando há dias, pensava na intolerância que algumas pessoas sentem ao ouvir, ou ler, opiniões contrárias às suas. Claro que é agradável que outros concordem connosco, isso dá-nos uma espécie de "certificado de verdade", contudo, nem sempre acontece, e quando alguém discorda de nós e nos apresenta uma opinião fundamentada e feita com educação, o que podemos fazer?
Duas coisas: ou ficamos convencidos, e aquela opinião faz mudar a nossa, ou ouvimos, aceitamos como opinião do outro e continuamos a discordar.

Não será legítimo discordar?  Porque temos todos que pensar da mesma forma? O mundo, e a convivência humana seriam terrivelmente  aborrecidos se a concordância fosse geral. A diversidade dos diferentes pontos de vista oferece-nos uma visão que não é a nossa, e isso faz-nos bem, massaja o cérebro, faz o coração trabalhar mais depressa, a adrenalina correr... faz-nos sentir vivos!

Por várias vezes na blogosfera fui confrontada com situações com as quais não concordo e, educadamente, dou a minha opinião. Não estou à espera que os outros mudem as suas opiniões, apenas expresso a minha; todavia, já houve quem quisesse à viva força fazer-me pensar de outra forma; como mantive a minha opinião, não gostaram.
Vamos supor que eu fosse racista, preconceituosa, ou fascista,  num determinado texto; que direito tem quem me lê, de me vir aqui acusar, e dizer-me para pensar antes de escrever? Opinião simpática, ou positiva ou negativa e antipática, todos temos direito a te-la, e quem vem insultar ou exigir mudança de opinião é tão intolerante como quem emite uma opinião mais extremada.

Porque então, ouvir uma opinião contrária à nossa nos aborrece tanto? Porque isso nos põe em causa; retira-nos o tal "certificado da verdade", colocando o nosso pensamento em xeque.
No entanto, quando estamos francamente convictos do que pensamos, a opinião contrária à nossa não consegue desestabilizar-nos dessa forma. E podemos perfeitamente conviver com gatos e peixes!

Vamos concordar que podemos discordar?!

Tenha uma óptima semana!