quarta-feira, 21 de março de 2018

Seis Documentários a não perder

Hubert de Givenchy (SIC Caras)
Não tenho grande interesse pelas figuras da moda, porém trata-se de alguém considerado o último grande senhor da alta costura, e que morreu recentemente com a idade de 91 anos. Depois de ver este programa compreende-se o que é alta costura e porque foi considerado o último desta linhagem; acabou uma era de refinamento e elegância depurada, começou outra decadente e abastardada.
Bastante interessante e belíssimo.

A Nova Ordem Mundial chinesa (RTP3)
Para além daquilo que é evidente, que os chineses estão a invadir os quatro cantos da terra, não apenas com o seu povo, mas comprando empresas, bancos, bens naturais, moeda estrangeira e dívidas de grandes potências, como os E.U., fundaram também o AIIB, uma espécie de banco mundial. isto, segundo os especialistas, muda tudo, é a concretização do plano final, a N.O.M. . 

Turistas, vão embora (RTP3)
O fenómeno do turismo de massas dos últimos anos está a impactar negativamente diversos países e algumas cidades, dentre as quais Barcelona, Veneza e Dubrovnik. Apesar de algumas vozes aprovarem a invasão dos turistas, que vêm como oportunidade de negócio, a maioria dos cidadãos acredita que o turismo de massa lhes está a dificultar a vida, com a falta de tranquilidade, o excesso de pessoas, a poluição, e o aumento incomportável da habitação. Terão os habitantes das cidades turísticas que sair, para deixar entrar os turistas? Um tema sobremaneira interessante, sobretudo porque também já o começamos a sentir em determinadas cidades portuguesas. 

Cruzeiros, a parte oculta (RTP3)
Um pouco na linha do documentário anterior, sem porém estarem ligados, o assunto aqui é mais específico, o turismo de luxo associado aos cruzeiros está agora também massificado. Os milhares de turistas que desembarcam nas cidades acabam por não ter grande impacto na economia dos locais que visitam, pois a bordo existe tudo o que possam desejar adquirir, e tudo é pago. Trazem, todavia, um perigoso nível de poluição, que de resto acompanha os  turistas, durante toda a sua viagem, como uma enorme e invisível nuvem envolvente.

Bom, melhor, vegano? (RTP3)
O vegetarianismo/veganismo está na ordem do dia, pela revolta que a industria agro-pecuária causa a quem se informa de como os alimentos são produzidos e os animais tratados, pela preocupação com o impacto no planeta e pela vontade de comer mais saudável. Muitos acreditam tratar-se apenas de uma moda, porém muitos começam a ver, mesmo lobbies que têm combatido o veganismo, que se trata de uma considerável oportunidade de negócio. Há ainda a questão dos alimentos processados em laboratório, como a carne; será essa a alimentação do futuro?

Elmyr de Hory, o falsificador do século (RTP2)
Capaz de imitar perfeitamente Picasso, Matisse, Chagall e tantos outros, nunca lhes copiou um quadro, apenas o estilo, iludindo coleccionadores experientes, galeristas, especialistas e até museus. Este falsário genial, que dificilmente vendia um quadro realmente seu, teve uma vida conturbada, a par da sua actividade "profissional", o que justifica muito este programa.