quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Óscar e Faísca - dica de leitura infantil

Wook.pt - Óscar e Faísca


Já há imenso tempo que não partilhava aqui uma dica de literatura infantil. Comprei este livro para oferecer ao meu afilhado e devo dizer que a procura quase que me desesperou, pois a oferta está cada vez mais pobre; ou os livros quase não tinham texto, e para mim por muito bonitas que sejam as ilustrações, a história continua a ser o mais importante, ou a história era parvinha, sem nexo, e portanto não me apetece deitar fora dinheiro com inutilidades. E de repente cá estava o "Óscar e Faísca"! Que combina tudo o que gosto num livro infantil: história pedagógica, ilustrações belíssimas e preço incrivelmente baixo!

O Óscar é um menino que se muda para a cidade, e sente-se sem amigos e com saudades do campo; um dia encontra um cão perdido e toma conta dele, brincam juntos, leva-o para casa, divertem-se, e o menino fica muito feliz. Porém, o Óscar repara que o Faisca (tinha na coleira o nome) sente-se triste, e decide empreender a busca pelo seu dono, que, descobre, é uma menina que se sente igualmente triste. Inicialmente, o Óscar fica pesaroso, ia perder o seu amigo, mas depois compreende que antes pelo contrário, tinha até feito mais uma amiga.

A história fala sobre a empatia para com os animais, e actualmente, com tantos animais abandonados e alojados em canis e gatis sem condições, é importante que os miúdos não lhes fiquem indiferentes. E aborda também a importância de fazer o que está certo, por muito que custe. E que surpreendentemente daí pode (quero acreditar que sempre!) surgir algo de bom.

Título: Óscar e Faísca
Autoras: Claire Freedman e Kate Hindley
Editora: Jacarandá
Nr de Págs:24