Entretanto, encontrei por acaso "A caminho da escola", um documentário de Pascal Plisson no TVCINE2, que partilha as tais realidades duras e perigosas, para crianças que vão à escola. O Jackson de 11 anos, e a irmã, do Quénia, que percorrem 15 km, durante 2 horas diariamente, por terrenos selvagens, correndo perigo de vida devido aos elefantes.
A Zahira, de 12 anos do Alto Atlas em Marrocos, que todas as segundas-feiras caminha 22 kms, durante 4 horas, por caminhos inclinados, estreitos e pedregosos.
O Carlitos e a irmã, da Patagónia, que cavalgam os 18 kms, por 1h30 todas as manhãs, através de carreiros solitários feitos pela natureza, inclinados e escorregadias.
E o Samuel da Índia, de 13 anos e paralítico, com os dois irmãos mais novos, que fazem 4 kms em 1h15 para chegar à escola, através do terreno arenoso, no qual a cadeira de rodas é puxada pelos irmãos pequenos.
Todos eles enfrentam forças verdadeiramente dissuasoras, porém preserveram, aprumam-se, preocupam-se com a pontualidade e os resultados, e são óptimos alunos. Têm sonhos bonitos, de sucesso e solidariedade, e contra todas as probabilidades acredito que os alcancem, pois dão provas de uma vontade indómita. Vontade essa, que falta muitas vezes aos nossos filhos, que tendo todos os confortos e facilidades, nada valorizam, e nada desejam.
Um documentário excelente, para ver em família.