Eu queria um Toucinho do Céu à moda de Guimarães, ou seja, com chila, porém as receitas que me surgiam incluíam um número, a meu ver, realmente exagerado de gemas de ovos, de modo que peguei nesta receita, que no geral me agradou, e a adaptei ligeiramente. Segundo o meu marido, ficou perfeita!
Toucinho do Céu
200 gr de miolo de amêndoa moído sem casca
220 gr de açúcar
8 gemas + 1 ovo inteiro
casca de 1 limão
125 ml de água
meio frasco de doce de chila
açúcar em pó para decorar
Como fazer:
Ponha um tacho ao lume com a água o açúcar e a casa do limão, deixe ferver alguns minutos até que forme uma calda. Junte a amêndoa o doce de chila, mexa e deixe ao lume mais 2 ou 3 minutos mexendo sempre.
Retire do lume, retire a casca do limão e deixe arrefecer um pouco ( até ficar morno).
Bata as gemas e o ovo e junte à calda. Leve de novo ao lume, sem parar de mexer, até atingir o ponto de estrada*
Ponto de Estrada*- Passe uma colher pelo fundo do tacho, de um lado para o outro, se formar um género de estrada que deixa a base no recipiente visível é porque o ponto foi atingido.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Forre uma forma de 20 ou 22 cm de diâmetro e forre o fundo com uma folha de papel vegetal também untada, polvilhe a forma com farinha, não se esqueça de untar as laterais da forma.
Leve a massa ao forno cerca de 25 minutos.
Retire depois de cozido, deixe arrefecer bem e vire sobre um prato de servir. Retire o papel, e polvilhe com açúcar em pó. Decore com amêndoas inteiras.
Receita retirada, e adaptada, do Blogue Cozinha da Duxa