Eu queria aqueles croissants de massa folhada, tipo francês, mas sempre me pareceu muito complicado de fazer, e realmente prefiro receitas simples. Portanto, no original desta receita, do blogue Seitan is my motor, a autora avisava desde logo que esta não era para principiantes, que é sinónimo de: muito provavelmente não vai sair bem! Mas eu queria muito fazê-los para a Letícia, de forma que me lancei na aventura, e surpresa! Ficaram deliciosos! Não com a aparência aprimorada dos originais, mas ainda assim, com aspecto de croissants. O único senão desta receita, é ter de se fazer com tempo, o que requer algum planeamento.
Croissants Vegan
Ingredientes:
Massa:
250 g de farinha de trigo
10 g de fermento fresco (5 g de fermento instantâneo)
20 g de açúcar
150 ml de água morna
3/4 colher de chá de sal
20 g de margarina, temperatura ambiente
O preenchimento:
125 g de margarina, temperatura ambiente
Como fazer:
Para fazer a massa, coloque a farinha numa tigela grande e faça um buraco no centro. Desintegre o fermento no buraco, adicione açúcar e água.
Deixe descansar por 10 minutos, ou até que o fermento comece a borbulhar e pareça espumoso.
Adicione sal e margarina, e sove a massa cerca de 3-4 minutos, no robot, ou 10 minutos, se amassar à mão.
Cubra a tigela e coloque no frigorífico para levedar durante a noite.
Coloque os 125 gr de margarina entre duas folhas de película aderente e estenda-a até obter cerca de 20 x 20 cm. Tente fazer um quadrado.
Coloque a margarina no frigorífico e retire sua massa gelada.
Numa superfície levemente enfarinhada, estenda a massa até que fique cerca de 30 x 40 cm. Retire a margarina do frigorífico e descasque a camada superior da película. Vire-a e coloque-a em cima da massa para que o lado que ainda tem película fique no topo. Remova a restante película, e dobre a massa como um envelope. Cubra com película de plástico e leve ao frigorífico 20 minutos.
Estenda a massa fazendo um rectângulo que deve medir cerca de 40 x 20 cm. Corte rectângulos que vão ficar mais curtos de um lado do que do outro, mas basta esticar com as mãos para conseguir um rectângulo mais direito, e enrole.
Pré-aqueça o forno a 200°C e asse os croissants cerca de 20 minutos, ou até dourar.
Aconselho a ver a receita no original, pois tem fotos e desenhos do processo que são muito ilustrativas e de grande ajuda.
Quentinhos com compota, ou guardados para os dias seguintes, são maravilhosos!