sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

"Coxinha Vegana"

- Não há foto do interior, mas garanto, estava lindo de bom!

Um petisco brasileiro na versão vegana que nos convenceu totalmente! Estava um pouco céptica acerca da massa, que supus ser desenxabida e excessiva, mas não, ficou saborosa e fina. De confecção simples e rápida, e parte mais desafiante foi moldar as coxinhas, pelos menos as primeiras, da próxima vez já farei sem problemas.


Coxinha Vegana*

Ingredientes para a massa:
1 chávena de chá de caldo de legumes
2 colheres de sopa de azeite
1
chávena de chá de farinha de trigo

Para o recheio de legumes:
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
1/2
chávena de chá de cenoura ralada
1/2
chávena de chá de acelga cortada em tiras finas
1/2
chávena de chá de alho francês cortado em tiras finas
Azeite para refogar
Sal e pimenta a gosto


Para panar:
farinha de trigo
caldo de legumes
pão ralado

Óleo para fritar

Como fazer:  
Numa panela (de preferência anti aderente) adicione o caldo de legumes e o azeite. Quando começar a entrar em ebulição, adicione a chávena de farinha. Mexa com uma colher de pau alguns minutos, até descolar do fundo da panela. Reserve a massa, deixando-a esfriar.

O recheio de legumes também é simples. Refogue a cebola no azeite e, quando começar a ficar transparente adicione o alho amassado. Assim que começar a dourar, coloque a cenoura, a acelga e o alho francês. Deixe refogar até que os legumes murchem e fiquem cozidos.

É importante retirar o máximo de liquido, pois o recheio da coxinha geralmente é mais seco – isso facilita também na montagem.

Com a massa já morna ou fria, amasse bem por alguns minutos. Pegue uma quantidade de massa equivalente a uma bolinha de pingue-pongue, faça uma bola, abra um buraco no meio com o polegar, e a cavidade para o recheio estará pronta. Coloque 1 colher de chá do recheio de sua preferência e suba as bordas da massa para fechá-la. Faça o biquinho para dar o formato de coxinha.
Para panar: passe a coxinha na farinha de trigo, depois mergulhe-a no caldo de legumes e por último passe-a pelo pão ralado.
Na hora de fritar e para não usar muito óleo, utilize uma panela pequena. Coloque óleo suficiente para cobrir as coxinhas. Deixe o óleo bem quente e coloque no máximo 3 coxinhas de uma vez para fritar. Mais do que isso não é bom, pois o óleo esfria e a coxinha pode ficar gordurosa. Frite até ficar douradinha.