India Knight, nascida Gisele Aertsens, em 1965, é uma jornalista e autora britânica, cujos livros estão traduzidos em 28 línguas. Infelizmente, não é o caso deste livro, o que é uma enorme pena, porque é excelente.
O cenário localiza-se entre Norfolk e Londres. Este romance é narrado por uma das personagens,Fran, que vive numa cottage com a tia Emily, perto dos tios, Sadie, Mathew e 4 primos, Robin, Jassy, Louisa, e Linda, e onde Fran também passa longas temporadas. Inicialmente é narrada a história da família, mas desde cedo se percebe que a personagem principal é a carismática Linda. A sua vida é contada detalhadamente, seja pela informação recolhida através da própria, através dos familiares e amigos, mas também pela observação da própria Fran, que mostra conhecer a prima intimamente.
Mathew foi cantor numa banda de rock de sucesso, que lhe trouxe dinheiro e fama, porém, querendo com Sadie, proporcionar aos filhos um ambiente saudável e mais terra-a-terra, mudara a família para uma quinta no Norfolk rural, sem vizinhos, sem televisão e muito menos internet. As crianças eram ensinadas em casa, pela mãe, o que deu resultados pouco convencionais, mas do agrado dos progenitores. O pai podia ser maniento, excêntrico, irascível com determinadas questões, mas para mim, enquanto leitora, é hilariante, e sem dúvida a minha personagem preferida. Sadie, mais diplomática, é a cola que agrega a família, a voz do bom-senso nas horas de crise.
Porém, por muito que se queira preservar os filhos do mundo, se os filhos não vão para o mundo, o mundo vem aos filhos! Acontece, quando o mais recente vizinho, um jovem estilista de renome, é convidado para a festa de aniversário de Louisa onde conhece Linda, a beldade da família. Apesar de interditadas as visitas ao excêntrico vizinho Linda e Fran saem à socapa com frequência, deslumbradas com o mundo que ele lhes revela, acabando Linda por fugir com Merlin para Londres, onde se torna modelo de sucesso. Inicialmente, os pais ficam em choque, preocupados, mas decidem respeitar e dar espaço. Mais tarde, Fran também sai, para estudar na Universidade, e a amizade entre as primas continua forte e verdadeira.
Linda entra num corropio de desfiles, viagens, festas, romances, exactamente aquele mundo que o pai frequentara e do qual pretendia poupá-la. Apaixona-se, casa-se, uma e duas vezes, tem uma filha, por quem não sente instinto maternal, e da qual abdica com uma facilidade chocante, até para os seus. Muda de profissão, de casa, viaja, conhece outro amor, por quem fica perdida, esquecendo o tempo e responsabilidades, provocando assim um certo mistério no seio familiar, que se interroga continuamente "onde está Linda?", mais por curiosidade do que preocupação, e depois... o desenlace. Não vou mentir, verti umas lágrimas. É assim de bom.
Basicamente, trata da procura pelo amor verdadeiro. Num registo moderno com grande sentido de humor. Adorei, daqueles livros que se quer ler, e em simultâneo poupar páginas.
Título: Darling
Autora: India Knight
Editora: Penguin Random House
Nr de Pags: 277