Parece até que propositadamente, como se a Natureza pretendesse compensar as crianças, por tantos dias de chuva, ou de outras "coisas" que os mantiveram confinados a espaços restritos, amanheceu hoje um dia lindo de sol, daqueles ligeiros de Primavera, um quentinho agradável, e muito adequado para saídas.
Espero que nas Escolas aproveitem para sair com os alunos, embora a minha impressão seja de que nas Escolas cada vez saiam menos com eles, devido a uma série de motivos, seja pela burocracia que cada excursão ao exterior implica, seja pelo habitual atraso de conteúdos do programa(cá para mim pecam pelo excesso), mas este ano ainda mais acentuado devido às greves dos docentes.
Contudo, acredito que as saídas escolares podem ser muito mais pedagógicas do que aquele dia passado na sala de aula, há tanto para aprender com a realidade, tantas coisas para descobrir, com a sua observação e apreciação. Infelizmente, a maioria dos professores descura este aspecto prático a favor da teoria. Sempre a teoria,tão aborrecida e tão pouco estimulante! E depois queixam-se do desinteresse dos alunos, pudera...
Enfim, hoje, sendo o dia Mundial da Criança, espero que os pais e professores não deixem de pensar nas crianças e no que eles gostariam de fazer, no que os estimula e lhes interessa. Na Escola, uma saída ao jardim, ao Parque, ao Zoo, no mínimo uma aula ao ar livre! Nas famílias, um piquenique, se não possível ao almoço, que é o mais certo, que seja ao jantar. E não me venham com dificuldades, a boa-vontade tudo possibilita; do que há, habitualmente, no frigorífico, e em casa, umas sanduíches de ovo cozido, queijo, alface e tomate, ou tudo isto em salada, regada na hora de servir com molho vinagrete ou maionese, um saco de batatas fritas ou vegetais fritos ( melhor ainda), fruta, sumos ou água, e iogurtes como sobremesa. Garanto que o mais simples dos repastos vai saber como um banquete, num ambiente diferente, como um jardim ou parque. Na impossibilidade de saírem, no jardim de casa, ou mesmo na varanda.
Eu e as minhas irmãs recebíamos um chocolate, neste dia, e foi uma memória querida que nos ficou para sempre. Já tínhamos passado a infância e ainda esperávamos pelo chocolate!
São destas pequenas coisas que se fazem os dias especiais e memoráveis. Nada que se espere dos governos, das autarquias, das escolas, mas sim nas famílias,onde tudo de importante acontece. Está somente nas nossas mãos.