Talvez este molho de abóbora seja mais adequado às estações frias, porque é quando temos abóbora, e falta o tomate, ao contrário de agora, em que os tomates começam a abundar, porém, esta foi a segunda vez que fiz o molho, e gostamos tanto, achamos tão nutritivo e saboroso que resolvi partilhar à mesma. Ainda tenho abóboras, pelo que vou continuar a fazer este prato, apesar do calor.
Molho de abóbora-Menina
Ingredientes:
Meia abóbora-menina
Meia cabeça de alho
Sal, pimenta e azeite a gosto
Um ramo de alecrim
Meio pacote de natas vegetais
Como fazer:
Assar a abóbora no forno, na qual se faz cortes de ponta a ponta, com a faca, verter sobre ela azeite, colocar-lhe o ramo de alecrim, e o alho com pele; levar a assar até ficar macia ( é aconselhável tapar com uma folha de alumínio para não queimar, a meio da cozedura).
Deixar arrefecer um pouco e retirar o interior da abóbora com ajuda de uma colher, para o processador, onde se lhe junta também os alhos espremidos ( já sem pele), temperar-se com sal e pimenta a gosto, bate-se tudo, e por fim as natas, batendo só um pouco para misturar.
Está pronta para servir com massa!
Aqui juntei ao prato grão-de-bico cozido, salteado em azeite e molho de soja, e deixei caramelizar. Para refrescar um pepino salpicado de sal marinho. Combinou tudo lindamente.