quinta-feira, 27 de julho de 2023

Animais domésticos em extinção?

Em conversa, diz-me uma pessoa que é contra a esterilização dos animais de rua, que a continuar esta prática, promovida pelas Câmaras e organizações de ajuda animal, os cães e gatos vão extinguir-se, e ainda que isso vai originar um novo negócio, muito mais caro. Disse também que desde sempre os animais foram auto-suficientes, mantendo um equilíbrio entre uns e outros, dentro do eco-sistema. 

O mundo mudou desde que o homem entrou pelo território natural, os animais têm muita mais dificuldade em subsistir, e se já antes a sobrevivência era difícil, agora piorou. Não podemos esperar que os animais de rua, cães e gatos, se desenrasquem sós, e tendo os sacos de lixo desaparecido, o que lhes resta? Caçar-se para se comerem? Para mim este pensamento é bárbaro. Se fomos os causadores do problema, temos agora que tentar encontrar soluções.

No ano passado, uma senhora americana contou-me que a filha trabalha numa ONG de resgate animal, e tem pedidos de adopção de cães a que não pode corresponder, então manda-os vir do Canadá e de outros países mais distantes, a expensas do adoptante. Portanto, eu sei que o primeiro argumento do meu interlocutor está correcto. 

Por outro lado, como podemos consentir que as colónias de animais de rua proliferem descontroladamente, se isso põe em risco animais e pessoas? Os cuidadores destas colónias fazem um trabalho fantástico, ao alimentá-los, vigiando-os e tratando deles quando adoecem ou sofrem acidentes, com ajudas institucionais, e por vezes, até mesmo às suas custas. Estes animais são quase todos dóceis, não fugindo ao contacto humano, e se por vezes surge alguém que adopta um destes animais, eles adaptam-se bem. 

A procura do equilíbrio é sempre um desafio enorme, e quando envolve vidas ainda maior. A castração massiva é algo que também me incomoda, mas de momento parece-me um mal menor. Temos é que ficar vigilantes para que, de facto, não se chegue ao ponto de ter que se pagar para ter um cão ou gato, porque nisto tudo é exactamente nisso que sou, assumidamente, contra, que se pague por animais, quando tantos se podem adoptar.