quinta-feira, 13 de julho de 2023

Dica de leitura - Os Apanhadores de Conchas

Via

A meio deste livro senti uma enorme vontade de chorar de tal forma estava maravilhada com ele. Não por nada triste, apenas por ser tão bom! Que maravilha rara. 

Rosamunde Pilcher é uma autora inglesa, nascida em 1924, que desde muito cedo começou a escrever, tendo publicado o seu primeiro livro aos 18 anos. A sua obra é vasta, premiada, e reconhecida pelos leitores, tendo vendido mais de 60 milhões de cópias no mundo. 

Este romance conta a história da família Keeling, à volta da matriarca, Penélope. Há nalgumas pessoas uma fragilidade comovente, como se não pertencessem a este mundo, e cada inalação de oxigénio lhes fosse penosa. Senti que era o caso do pai da protagonista. 

Já Penélope parece ter sido alguém que navegou pela vida ao sabor do vento, não demonstrando ter firmeza necessária para grandes reviravoltas, mesmo necessárias, contudo demonstrou possuir uma lucidez apurada, e ver cada um que a rodeava para além das camadas superiores. E tendo isso em consideração, ela vai tomar decisões, afectando-os de forma inesperada. 

A história de Penélope parece algo banal, para uma mulher da sua geração, contudo possuí algumas facetas desconhecidas que nos vão sendo reveladas a nós, leitores, antes mesmo dos seus filhos. Esse desenrolar do fio prende, eficazmente, o leitor à narrativa, e o desvendar da vida passada de Penélope, a franca exposição humana com as suas falhas e vitórias aproxima-nos dela, de forma afectiva, terna.

Depois, há aquelas características que adoro, o campo inglês, a menção constante ao jardim e seus cuidados, a referência à pintura, e a teia das histórias de família, envolta na História da humanidade. 

Mais do que recomendo esta leitura!


Título: Os Apanhadores de Conchas

Autora: Rosamunde Pilcher

Editora: Marcador Nr de Págs: 432