quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Óleos Essenciais - Benefícios e Tratamentos

Via

Iniciei-me agora no estudo mais aprofundado dos óleos essenciais; há já uns bons 5 anos que comecei com o de Lavanda, que pingava na almofada da minha filha, para que ela relaxasse ao adormecer, adormecesse mais rápido e dormisse melhor. O óleo de Lavanda é apropriado para acalmar, tratar da ansiedade; os óleos essenciais tratam o emocional que por sua vez se manifesta no físico, e praticamente todas as doenças se podem tratar com os óleos. 

O de Lavanda trata a ansiedade, alergia de pele, arritmia, arteriosclerose, assadura, cortes, hematomas, insónia, queimaduras, queimaduras do sol, rubéola, stress, urticaria... E pode ser usado topicamente, misturando 1-3- gotas diluído em óleo de coco fraccionado, e aplicado na zona desejada. Uso aromático, colocando num difusor 3-4 gotas e também borrifar a almofada e roupa de cama. 

Uma forma muito prática de usar os óleos é em roll-on, a mistura já está feita, e podemos andar com eles durante todo o dia, e usando de vez em quando. É um recurso valioso.

Os óleos essenciais remontam às civilizações chinesa e e egípcia, que neles reconheciam o seu poder curador, aplicado à medicina e cosmética. Hipócrates, conhecido pelo pai de Medicina, frequentemente recomendava massagens com os óleos, e posteriormente os muçulmanos e romanos também os utilizaram, tendo os primeiros melhorado o processo da extracção dos mesmos. Ao longos dos tempos o seu uso foi decaindo e caindo no esquecimento, porém nos mosteiros os monges continuaram a usar as plantas para fazer medicamentos, e houve sempre uma parcela da população que os usava, nunca sendo totalmente esquecidos. Está a surgir agora um interesse renovado que se alarga a uma população cada vez mais numerosa, que procura uma medicina mais natural, sem efeitos secundários que causem outras maleitas, como frequentemente acontece, pese embora o uso de óleos essenciais também necessitar de dosagens e administração reguladas, sob risco de efeitos indesejáveis.

Os óleos são extraídos das plantas, sendo esse processo feito através de diversas formas, destilação, extracção a frio, maceração, etc., e a origem das plantas ser de vital importância, i.e. , devem ser de cultura bio, evidentemente, e portanto a qualidade dos óleos variar de marca para marca, e isso se reflectir nos preços. Para obter 1 litro de óleo essencial de lavanda, por exemplo, é necessário 300 kg da planta. 

Penso que voltarei ao tema, pelo que esta breve introdução basta, desta vez, ficando-me pela apresentação do de Lavanda, que é um dos mais populares, pela sua agradabilidade no aroma, e tratar problemas tão comuns, como a ansiedade. Experimentem, quanto mais não seja pelo odor que proporciona.


Fontes: 

DoTerra

Iberian Coppers e aqui

Carenb.com