segunda-feira, 12 de outubro de 2009

É de soja!


Há muitos, muito anos, comecei a ter pruridos em comer carne. Revia as vacas, de olhos tristes e convenci-me que eram efectivamente tristes, por saberem que acabariam sacrificadas no matadouro. Com os coelhos e galinhas era a mesma coisa; certa vez chorei abraçada à minha galinha, antes de a entregar a uma vizinha, para que a matasse. A minha irmã estava comigo e depois foi contar a toda a gente!Enfim, adiante…

Mas os meus pais não iam na minha história; vivíamos numa aldeia, toda a gente tinha animais para consumo e devíamos era dar Graças pelo que tínhamos à mesa. Portanto: - Come Fernanda Maria, e deixa-te dessas conversas!

E eu comi. E passou a saber-me muito bem. E mais tarde, quando vivi sozinha nem sequer me passou pela ideia ser vegetariana. No entanto, a ideia não tinha desaparecido de todo.

Há alguns anos deixamos (cá em casa) de comer carne de porco, no entanto era uma carne que achávamos saborosa. Actualmente comemos somente, quando nos é servida em casa de amigos ou familiares, mas já nem sequer nos sabe muito bem.

Mais recentemente, introduzi no cardápio uma refeição vegetariana por semana. No princípio, perante um prato de salada, o meu marido queixou-se (- Eu não sou grilo! ). Mas eu fui paciente, esperei. Mentalidades não se mudam por imposição, não é?! Pode funcionar na política, mas não no Lar! A quota do vegetariano e do omnívoro, onde é que se viu?! Enfim, quem espera sempre alcança e o facto do meu marido ser uma pessoa empenhada na defesa do meio ambiente também ajudou à causa.

Porém, aquilo que eu queria realmente era encontrar um substituto para a carne. Tentei a soja, mas o sabor não me convencia. Se não me convencia a mim, imagine à restante família, sem a minha boa-vontade! Por mais receitas que tentasse, nada. Desisti durante algum tempo, mas voltei à carga e com sucesso desta vez. Da 1ª vez fiz um picadinho de soja delicioso, que acompanhei com arroz branco e salada. Desta vez fiz uma lasanha e ficou muito saborosa. Convenceu a todos, marido e crianças! Vou passar a receita, pode ser útil a alguém.

Lasanha de soja

Hidrate cerca de 200 gr de soja (granulado fino) com água quente e um caldo Knorr, de carne, por 3 h. Mude a água duas vezes de hora a hora. Esprema a soja, passe por água, até deixar de sair espuma. Esprema bem. Faça um refogado com cebola e alho picadinhos e azeite.
Junte a soja, tempere com sal, pimenta, uma folha de louro,cominhos, cenoura ralada e vinho branco. Deixe cozinhar em lume médio cerca de 15 minutos e vá mexendo.
Depois é só montar a lasanha; forre o fundo do pirex com uma camada do picadinho de soja, queijo ralado e molho bechamel, coloque uma placa de massa de lasanha fresca. Volte a repetir as vezes que quiser. Cubra com bechamel, ketchup (ou molho de tomate) e queijo ralado. Vai ao forno a cozer cerca de 40 minutos, a 175º. Cubra com uma folha de alumínio, que é retirada somente para dar uma cor tostada clarinha, 5 minutos antes de desligar o forno.
Sirva com salada verde! E bom apetite!

Ah…onde entra o vinagre Gallo, sabor framboesa?! No tempero da salada! Recomendo vivamente, uma delícia!

Tenha uma óptima semana!