segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Mãe Sueca

" As mães suecas são descontraídas. Não temos medo do frio, nem da criança se sujar, nem de cair do baloiço. Só se estiver um tempo mesmo, mesmo impossível é que não saímos de casa, estamos habituados a sair a a brincar lá fora com todo o tipo de tempo. Também temos uma relação muito forte com a natureza, não gostamos de estar fechados. As mães portuguesas vestem as crianças de maneira muito arranjadinha ( risos). Nós damos prioridade ao conforto acima de tudo. O que interessa é que a criança consiga brincar e esteja confortável. As mãe suecas dão muita liberdade às crianças, não andam sempre em cima delas. Elas vestem o casaco se quiserem. Respeitamos muito a individualidade delas. Temos uma relação muito de igual para igual, mas isso faz parte da cultura sueca, que sempre foi muito democrática. Temos muita confiança neles, não andamos sempre à espera que façam qualquer coisa de errado, esperamos sempre o melhor. Na Suécia, se alguém der uma palmada a uma criança pode ir preso. Também ralhamos com os nossos filhos, claro, mas não é com a impulsividade do Sul, não o fazemos de maneira agressiva. 
Os pais homens tem uma relação bastante forte com os filhos, porque partilham o tempo de licença de maternidade, que é uma ano e meio ( na pior da hipóteses). São muito desenrascados, fazem tudo o que as mães fazem, e as mães suecas confiam bastante neles."

Mikaela Oven, mãe de 3 filhos, entre 7 e 11 anos in Activa, Maio, 2015

Gosto muito desta forma de ser mãe ( e pai ) sueca. O nosso tempo é incomparavelmente melhor e no entanto os pais portugueses não o aproveitam. Quando os meus filhos eram pequeninos levava-os ao Parque todos os dias, excepto em dias de chuva, mas no Outono e Inverno éramos os únicos que por lá andávamos.
Os pais portugueses não valorizam assim tanto a natureza, o que é um desperdício, porque essa atitude é também ensinar os filhos a preservá-la, e cuidar dela.
Achava eu que as mães espanholas vestem os filhos demasiado bem mas ainda há quem ache o mesmo, das mães portuguesas!
Tratar os filhos de igual para igual? Isso é demagogia, para a grande maioria dos pais portugueses. - Mas afinal quem é que manda?! Agrada-me esse reconhecimento do individuo, mesmo que seja criança. 
Quanto aos pais portugueses, ainda não são maioritariamente "desenrascados" e merecedores de total confiança. Mas cada vez mais se empenham no cuidar, educar e acompanhar os filhos.