segunda-feira, 18 de julho de 2016

Mochila de entretenimento s.o.s.


No aeroporto, no avião, e na sala de espera do consultório, havia crianças, umas quase bebés, outras mais crescidas, a fazerem um chinfrim desagradável. Levantam-se e viram-se cabeças, em direcção à origem do ruído, e depois em busca dos responsáveis, que o permitem.

A minha filha, incomodada, ergueu os olhos do livro e perguntou-me: - Mãe, nós também nos portávamos assim?
Não, porque eu sempre me precavi com aquilo que era necessário e útil para os entreter. Convenhamos que esperar num local sem distracções apropriadas, sentados e silenciosamente, não será próprio de crianças saudáveis. É nestas ocasiões que se lembram que têm fome, sede, vontade de correr, de sair dali.
Portanto, o truque está na prevenção; ter uma mochila ou saco, com alguns objectos sempre à mão, para determinados locais que já sabemos críticos. Pode até ficar permanentemente no carro, para evitar esquecimentos. E o que faz falta?

- Livros. Adequados a cada faixa etária, para eles lerem , ou alguém lhes ler.
- Puzzle ou jogo de tabuleiro. Existem em miniaturas, para ocuparem menos espaço. E são muito mais fofos!
- Animais e personagens em miniaturas. Para inventar histórias, em cima das pernas ou das cadeiras, e dar asas à imaginação. 
- Caderno de folhas brancas para desenhar e lápis-de-cor. Para desenhar o que apetecer ou registar o local, e alguns dos rostos que lá estão. 
- Livro para colorir. Para quando a inspiração para o desenho falha. 
- Água e bolachas secas. Porque esperar dá fome e faz sede, ou porque nestas ocasiões trincar alguma coisita entretém.

Com isto, não será necessário dar-lhes o telemóvel para as mãos. Ou silencia-los com o tablet. Desse modo só lhes reforçamos ainda mais esse gosto. E o ideal, é que os pais também não o façam, leve uma revista ou livro também para si.