quinta-feira, 17 de maio de 2018

Os benefícios do Yoga


Via

Há algum tempo que eu queria praticar Yoga, mas fui adiando por não haver nenhuma Escola onde eu vivo. Entretanto, comecei a fazer algumas aulas online e mantive essa rotina cerca de um ano. Porém em 2017, por esta altura, soube numa consulta médica que tinha escoliose e em consequência o médico queria que eu fizesse natação; ora, eu não tenho a paciência necessária para fazer piscinas, ter que o fazer seria uma grande estopada, e lembrando-me de um amigo que há anos tem escoliose e por isso praticava Yoga, propus-lhe essa troca, estando já predisposta a fazer alguns quilómetros, para encontrar uma escola ou academia. Como por magia, mas não é, são eventos a encadearem-se de forma sincrónica de forma tão perfeita que até nos deixam perplexos, abriu na Vila um espaço onde também teriam aulas de Yoga. Fui experimentar e confirmou-se, gosto mesmo desta prática e vejo agora que aulas online e presenciais não têm nada a ver, a presença de uma instrutora traz outro nível de exigência, correcção e resultados evidentes. 

A que faz bem o Yoga?

1. Protege a coluna (o Yoga tem particular cuidado com a saúde da nossa coluna)
2. Melhora a postura (dá-nos consciência do corpo)
3. Torna-nos mais flexíveis (com o tempo a progressão é notória)
4. Previne dores nas articulações ( com a idade este ponto é de ressalvar)
5. Fortalece os músculos (eu não tinha força nenhuma nos braços, actualmente a diferença é espantosa) 
6. Mantém o foco (o Yoga traz-nos para o tempo presente, ensina-nos a estar no momento)
7. Relaxa (fazer as aulas com um instrutor que ensina toda a Filosofia ligada ao Yoga faz a diferença neste quesito; se for apenas Yoga de Ginásio, perde-se a essência)
8. Ajuda a ter mais saúde, física e mental ( o pior dia da semana, tornou-se no melhor) 

Estes são os pontos que me são particularmente caros, porém na página "Minha Yoga" estão descritos 42! Inclusivamente um ponto referente ao aumento de fertilidade, vão lá conferir. Entretanto, podem sempre experimentar online, é uma alternativa para quando de outra forma não é possível. Eu comecei por aqui.