quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Dica de leitura - A minha história com Bob

 

Via
 Não é o tipo de livro que eu compraria, foi-me oferecido como presente de aniversário, e por estar na pilha dos livros a ler há algum tempo pensei que seria o momento, para além de começar o ano com uma leitura leve, e bem-disposta. Li-o em três manhãs, e realmente é aquele tipo de leitura que nos deixa um sorriso no rosto, e o coração alegre.

Narrado pelo próprio James Bowen, um jovem músico de rua, que "adopta" um gato que lhe aparece na entrada do prédio onde vive, numa fase em que tentava endireitar a sua vida. Fica sempre aquela coisa de quem escolheu quem, pois com os gatos insinua-se serem eles que escolhem os tutores, parecem saber mesmo quem precisa deles!

Apesar da vida difícil, o que faz James hesitar em acolher o gato permanentemente, a vida muda precisamente, e instantaneamente para melhor, com a entrada do felino em sua vida. Como deve ser!

Esta narrativa dá-nos também uma perspectiva real da vida dos artistas de rua, que não é nada fácil, estão como todos as tentar ganhar a vida, enfrentando estigmas sociais e estereótipos nada empáticos; ignoramos o que está por detrás daquele rosto, das lutas que trava e travou. Do esforço que faz para se aguentar à tona. E isso é muito interessante e educativo. 

Cá está um livro que deveria fazer parte do PNL, por abordar temas importantes da vida, e fazer refletir sobre valores que nos humanizam; fala dos animais abandonados, que se tornam de rua, dos artistas que tentam singrar numa área extremamente difícil ( já deu para ver nos "Got talent's" que gente com muito talento abunda, faz-lhes falta aquela pitada de sorte!), dos problemas da tóxico-dependência, da família, instabilidade na infância, e sobretudo da superação humana, e de como a adopção de um animal nos traz tantos benefícios! 

É portanto uma leitura para todos.

 

Título:A minha história com Bob

Autor: James Bowen

Editora: Porto Editora

Nr de págs: 188