quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Dálias- Retirar ou não retirar da terra?

 


Eu sabia que algumas pessoas deixam os tubérculos das dália na terra, e outras que as removem, dizendo que durante a hibernação os ratos podem comê-los, e portanto, fiz eu mesma a experiência no ano passado, início de Outono, quando as dálias já estavam secas, arranquei um pé (que já se tinha multiplicado generosamente), e guardei numa caixa de cartão, coberto com papel grosso. O ideal é com palha, mas não tinha, e o papel grosso funcionou bem. 

No final do Inverno plantei esse pé, no sítio do ano anterior e constatei que à volta os outros tubérculos continuavam por ali, e satisfeita com isso disse para mim que ratos pelo nosso jardim não andariam, devido aos nossos 3 felinos. Estava realmente confiante.

Sucede que rapidamente os tubérculos que passaram o Inverno protegidos na Lavandaria começaram a rebentar, e crescer, enquanto os outros continuavam adormecidos. Rebentaram muito mais tarde, e alguns não nasceram de todo. 

Constatei também que os tubérculos da caixa de cartão, floriram mais cedo, e consequentemente, foram muito mais abundantes na floração.

As dálias continuam a florir e agora deixei os pruridos de lado e  tenho-as cortado para pôr no centro de mesa, mas a isso se deve ao calor tardio do Verão. Contudo, fica provado que retirar os tubérculos das dálias funciona melhor, pelo que este ano assim farei com todos. Entretanto, li uma dica de alguém com 30 anos de experiência a cultivar dálias, que diz que isso deve ser feito após a primeira noite de geada, deixando os tubérculos na terra o máximo, para que se nutram mais, e aguentem bem a hibernação fora do solo, portanto não será para já, mas terei essa atenção. 

Tenciono também adquirir outras espécies, no principio do ano há uma quinta na Holanda que vende variedade diversas e lindíssimas. E está visto que me afeiçoei às dálias. Espero por essa altura partilhar aqui essa aquisição.