segunda-feira, 29 de junho de 2009

Era uma vez uma sementinha...


Falo sempre a verdade aos meus filhos; respondo com sinceridade numa linguagem ao nível deles. Eu sabia que o tempo das questões verdadeiramente difíceis se aproximava, contudo não deixei de engolir em seco, quando o Duarte me perguntou há pouco tempo como se faziam os bebés.

Tinha-me saído tão bem com a história do parto! Graças às cesarianas que fiz, a explicação foi sucinta e sem rodeios: o médico deu um medicamento à mãe, chamado anestesia, que tira as dores e depois fez-lhe um corte na barriga, por onde tirou os bebés! Lindo, maravilhoso, indolor e verdadeiro.

Fico sempre com aquela dúvida, qual o limite do aceitável e compreensível para as minhas crianças, porque eu quero ser uma mãe aberta e verdadeira sem lhes dar nós nas cabecinhas! Há muito tempo, li algures que se a criança tem maturidade para fazer uma determinada pergunta, também tem maturidade para ouvir a resposta. Então tento pautar-me por aí.

Por conseguinte, respondi que o pai colocava umas sementinhas na mãe, que cresciam e se transformavam em bebés. A explicação não suscitou mais dúvidas, embora eu as esperasse.(E receasse!)

Sinceramente, achei a minha própria explicação demasiado simplista mas por outro lado lembrei-me que se o Duarte não tinha aprofundado mais o assunto é porque ainda não tem maturidade para ouvir respostas mais assertivas. Entretanto, ao folhear uma Marie Claire(Nov.2008), deparei-me com um artigo, intitulado: “Diz, os teus pais fizeram-te como?”, em que diversas crianças respondiam a algumas perguntas. Fiquei alegremente perplexa com a ingenuidade de crianças, algumas mais velhas do que as minhas. Eis algumas pérolas:

Marie Claire: Sabes como os teus pais te fizeram?

Lisa (10 anos): Deram beijinhos.

Nina (8): Deram beijinhos na boca e depois alguns bichinhos vão pelo corpo da mãe.

Martin (6): Não sei.

Clemence (9): Penso que eles se beijaram, mas foi o médico e não o papá que fixou a data do nascimento.

Romaine(7): Não, a mamã está demasiado ocupada para me explicar!

Wanda(8): Eles fizeram amor e 9 meses depois eu nasci. Fui eu que quis saber. É importante compreender como nascemos.

Marie(7): Eles fizeram festinhas, depois uma sementinha vai para a barriga da mãe.

Ronan (9): Ninguém me disse, mas eu vi um filme sobre cavalos...para os papás e mamãs não é exactamente igual, mas há algumas coisas semelhantes.

Afinal a história das abelhas ainda continua válida, porque no séc.XXI as crianças ainda continuam crianças!

Boa semana!