segunda-feira, 24 de maio de 2010

Campeonato dos mini. Que são mega!


Casei com um homem que não gosta de futebol e não é pura coincidência que o nosso filho também não goste. Nunca gostei deste desporto, e muito menos do interesse exacerbado que parece despertar na população; não compreendo as “notícias” de futebol nas Notícias da tv, que frequentemente antecedem informações verdadeiramente importantes. Nem compreendo o fervor com que os adeptos acompanham os jogadores. Também não compreendo os salários, prémios e contractos absurdamente milionários, celebrados entre clubes, jogadores e empresários.

Seria de estranhar, por isso, que eu nunca tivesse assistido a um jogo de futebol?! Não, pois não? Absolutamente coerente.

No entanto, li ou ouvi algures, alguém dizer que todos deveríamos pelo menos uma vez na vida, assistir a um jogo de futebol ao vivo. Que o espectáculo, o ambiente, os nervos, se tornam contagiantes e entusiasmantes.

Pelo menos uma vez na vida, parece-me bem.
E que essa primeira vez seja para ver um sobrinho, parece-me melhor ainda. Ontem foi a minha estreia, no último jogo do campeonato internacional de minis, com a equipa do meu sobrinho, de 6 anos, na semi-final, a disputar o primeiro lugar.

Já sei o que são treinadores de bancada; todos sabem melhor do que o treinador. E já sei como se portam as mães a dar ânimo aos filhos, em campo; energia pura, transmitida pelo fio umbilical imaginário.

Adorei ver os pequeninos, exaustos pela maratona de jogos do fim-de-semana, empenhados até ao final do jogo. E vibrei com a alegria deles, quando desfilaram, sentindo-se as próprias estrelas do céu. Lembrei-me do meu tio-avô  ( tio-bisavô do Gonçalo), jogador do Sporting Clube de Braga, num tempo em que se jogava verdadeiramente por amor à camisola. Quando os próprios jogadores, pagavam as chuteiras e equipamento dos seus bolsos.
Aquele é que deveria ser o verdadeiro espírito do desporto e eu revi isso, hoje, no jogo dos mini. Em tamanho, porque em atitude, eles são dos GRANDES.

Parabéns Gonçalo, brilhaste e quem estava lá viu!
(Este texto é dedicado ao meu sobrinho, que não gosta de perder nem a feijões.)

Tenha uma óptima semana!