sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dica de Leitura - " O Elemento"

Via Wook
Ken Robinson é um conceituado orador sobre inteligência humana e criatividade, tornando-se  mundialmente conhecido pelas suas Conferências. Nunca assisti a nenhuma palestra deste senhor, embora gostasse, mas na impossiblidade, como para grande parte das pessoas, parece-me que a leitura deste livro é uma óptima alternativa. Talvez até melhor, pois pode ler-se, reler-se e consultar as vezes que quisermos.

Segundo Ken Robinson, todos somos bons nalguma coisa. Mesmo aqueles que foram, e são, maus alunos na Escola ( dentro do conceito "mau" vigente), podem ser bons, e mesmo fantásticos, nalguma outra área que ainda não descobriram ou exploraram. Para ilustrar, ele nomeia algumas pessoas mais ou menos conhecidas nossas, que testemunham a favor desta teoria, tal como Gillian Lyne, Richard Branson,  Meg Ryan, etc. O "Elemento" é essa tal coisa que todos temos que descobrir, e que nos faz investir em alguma actividade sem esforço, ou não sentindo como esforço, trazendo-nos sucesso.

Para Ken Robinson o conceito de sucesso é um pouco diferente do aceite vulgarmente, pois não tem que ser necessariamente provado pelo êxito financeiro de cada um, mas pela realização pessoal e satisfação sentidas.

Deixo este parágrafo, que toca um ponto extremamente importante: 

"Encontrar o nosso Elemento é essêncial para nós enquanto indivíduos, e para o bem da nossa comunidade. A educação deveria ser um dos principais caminhos para nos levar ao Elemento. No entanto, é comum ser precisamente o contrário. Esta é uma questão que nos afecta seriamente. Em muitos sistemas educativos, os problemas estão a agravar-se. "

Sem dúvida, um livro que deveria ser lido por todos os pais, professores e educadores de forma geral.
Aconselho vivamente!

Título: " O Elemento"
Autor: Ken Robinson e Lou Aronica
Pág: 256
Editora: Porto Editora