segunda-feira, 1 de junho de 2015

As crianças - Os Verdadeiros Artistas

Da entrevista a Fernanda Torres, no Jornal do Lidl, a propósito do seu primeiro livro publicado, retive a seguinte afirmação:
"São todos bancários, advogados, não tem nenhum artista, ninguém especial."
Talvez seja politicamente incorrecto minimizar profissões de status reconhecido, em favor das profissões que muitos consideram ainda pouco sérias.
Por isso, talvez, não me recordo de ter alguma vez lido, ou ouvido, uma afirmação tão explícita, todavia assinaria em baixo sem piscar os olhos.

Logo de seguida, vejo " A viagem a Itália", com Steve Coogan e Rob Brydon a fazer o inusitado papel deles próprios ficcionados. E levada pela paisagem, gastronomia e cultura, mas sobretudo pela companhia daqueles dois, quase que desejei voltar a Itália.

Sem dúvida, a vida com artistas é especial; vemos tudo com outros olhos, com mais profundidade e abrangência. O invisível mostra-se, o silêncio torna-se eloquente, e a matéria ganha formas nunca antes imaginadas.
Levam-nos a questionar o que temos como certo, modos de ser e fazer. Empurram-nos para o sonho.
Porém, poucos são os privilegiados nesta situação, os artistas tornaram-se raros. Existiam em abundância, mas cresceram e transformaram-se em profissionais sérios, ponderados, encaixados na norma, actuando como se espera deles. 

Quase de certeza que já teve pelo menos um, aí em casa. Provavelmente ainda tem. Um gesto, uma palavra, basta para nos resgatarmos. E o dia de hoje apenas serve para nos recordar.