sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Mãe Japonesa

As crianças japonesas respeitam muito o espaço dos outros, são educadas para não incomodar. Se uma criança portuguesa sai do baloiço ainda continua lá à frente, e as outras crianças não podem brincar. São pouco educadas a ter limites, e a respeitar os outros. Também me parece que as mães portuguesas gostam muito de exibir os filhos, e de falar muito bem deles, quando a realidade não é bem assim. 
Uma coisa boa que existe em Portugal: há muito convívio entre gerações. No Japão as crianças são educadas para usar todas aquelas fórmulas tradicionais de respeito para com os mais velhos, mas depois na prática é raro ver um adolescente a acompanhar um idoso. Em Portugal, isso vê-se muito, e é muito bonito de ver. 
Hiroko Gamito, um filho de 22 anos, in Revista Activa, nr 254, Maio 2015

O que dizer para contestar os pontos negativos apontados neste testemunho? Nada, não é? As crianças portuguesas, por exemplo, interrompem os adultos constantemente, e de facto não se importam de ter meninos a olhar para eles no baloiço, durante montes de tempo. Dir-se-ia que é quando mais gostam de lá ficar, e ter plateia que lhes inveje o lugar. E frequentemente, os pais nada dizem. 
Quanto à vaidade dos pais portugueses, relativamente aos filhos... bem. 

Portanto, não poderemos refutar, mas fazer sim, são aspectos que realmente temos que melhorar, na educação dos nossos filhos.