segunda-feira, 9 de abril de 2018

Dica de leitura: "O Paraíso na outra Esquina"

Via
Recebi este livro como presente, e apesar de ter desfrutado imenso da leitura de dois livros anteriores de Mario Vargas Llosa, este provocou-me emoções diversas e conflituosas. Algumas vezes, enojada, pousei o livro sem saber o que lhe fazer; continuar a leitura, doá-lo à Biblioteca ou queimá-lo? Tudo devido às passagens referentes ao sexo, que conotei à pedofilia apesar do contexto cultural e cronológico. Afinal, depois das pausas retornava à leitura e prossegui até ao fim, apesar de ter demorado cerca de meio ano. 

Este livro relata a vida de Paul Gauguin e Flora Tristán, bisavó do pintor. Um e outro afastados pelo tempo, pelo género, mentalidades decorrentes das gerações, e profissão, que foi para um e outro mais propriamente missão de vida. 
Capítulos entrelaçados, dedicados à vez a cada um, retratam não apenas a história pessoal e familiar, como também uma época muito dura na Europa. O séc. XIX mostra-se impiedoso e contudo inconformado, perante uma realidade que muitos resistem a aceitar. Daí que tanto a bisavó como o neto almejem um mundo melhor, e procurem o seu paraíso; ela, trabalhando para mudar este que habita, ele, procurando nos confins da Terra o seu canto do éden. 


Via

À parte a vida dissoluta do pintor, a sua biografia é bastante interessante, foi porém a da sua bisavó que me apaixonou, uma mulher extraordinária, sobretudo para a época; aventureira, divorciada, 
feminista e humanista, tornou-se uma verdadeira pária indiferente aos usos e costumes, persuadida de que acima de tudo isso havia de pugnar por um mundo mais justo. E assim o fez, a grande custo pessoal. E depois, temos a escrita de Mario Vargas Llosa, fluente, rica e certeira.

Título: O paraíso na outra esquina
Autor: Mario Vargas Llosa
Pág: 423
Editora: D.Quixote
Preço: 18.90€