terça-feira, 14 de agosto de 2018

- Psssss.... Silêncio.



Vivemos num mundo barulhento, vozes e ruídos artificiais rodeiam-nos constantemente, e mesmo quando chegamos a casa, onde poderíamos encontrar algum silêncio, continuamos nesse padrão, ligando automaticamente a televisão ou a música. O ruído de fundo tornou-se tão presente que na sua ausência lhe sentimos a falta. Dizem que isso nos dá a sensação de estarmos permanentemente acompanhados, e claro que o contrário disso é solidão, e esta tornou-se intolerável. Um palavrão de que todos fogem. Será um problema real para muitos mas igualmente um bem precioso para a saúde mental, da grande maioria. 
No entanto, a maioria das pessoas não o percepciona como tal. E falo de solidão porque ela é necessária para estarmos em silêncio; por regra, quando estamos com alguém poderemos ter no máximo momentos de silêncio, mas não um silêncio absoluto. Solidão e silêncio andam assim de mãos dadas mas quase ninguém os quer. Esquecemos que são nesses momentos que reflectimos, que pomos pensamentos em ordem, que avaliamos situações e comportamentos, e que tudo isso é fundamental para o auto-conhecimento. E este, por sua vez, é absolutamente imprescindível para alcançar uma vida consciente, uma forma de estar neste planeta com mais sentido, e derradeira lição para a nossa existência. 
Para além disto, dizem os estudos* que o silêncio faz bem ao cérebro, que permite a regeneração das células cerebrais, que ajuda a aliviar a tensão e o stress e que aumenta os nossos recursos mentais (a pausa descansa e recupera). Portanto, em época de férias, nem tudo deverá ser acção e diversão, momentos de solidão e silêncio são mais do que recomendados. Experimente. 

* Fonte