segunda-feira, 17 de junho de 2019

"Os Ricos" - Dica de leitura

Via

Licenciada em Filosofia, doutorada em Sociologia, professora e investigadora, Maria Filomena Mónica não é um nome estranho, mesmo para quem nunca leu nada da sua autoria, devido a ocasionais participações na televisão. Já tinha lido dela um outro livro, há vários anos, cujo título não lembro, mas cujas impressões me ficaram até hoje, inclusivamente frases que cito ainda. Portanto, não esperava uma narrativa ficcional ou romanceada, mas uma espécie de estudo sobre os ricos portugueses, que escolhi por mera curiosidade.

Não direi que a escrita da Maria Filomena Mónica seja perfeita, encontrei algumas frases rebuscadas que procurando explicar situações se emaranhavam de forma pouco esclarecedora. Em abono da verdade, as situações rebuscadas também foram frequentes nas histórias investigadas e partilhadas. 
Portanto, gostei muito de ler o livro, não apenas porque conta como as grandes fortunas se fizeram ao longo da história ( nem sempre legítimas, mas por vezes de árduo trabalho, e sempre com empenho e ambição), mas por essa cronologia implicar referências históricas, que é um ponto que me seduz assazmente. 

Aquelas famílias que todos conhecemos, devido aos sobrenomes sonantes, fizeram fortuna há séculos, e passaram-na às gerações actuais, mas também há quem a fosse perdendo, e outros novos que a foram fazendo mais recentemente. Estes meandros que nos são alheios, foram deslindados pela autora, com recursos diversos, e aportam uma visão mais aprofundada, privilegiada, para quem tiver interesse nestes assuntos. 
No global, pareceu-me um tipo de leitura fascinante. 

Título: "Os Ricos"
Autora:  Maria Filomena Mónica
Editora: Esfera dos Livros
Nr de pág. 294