segunda-feira, 20 de julho de 2020

A indiferença é conivente!

Mesmo quem não vê notícias já ouviu falar, penso, na tragédia que ontem se abateu sobre um "canil" em Sto Tirso, em que centenas de animais, ainda não se sabe ao certo o número, morreram, devido a um incêndio, e sobretudo pela recusa da proprietária em abrir o "canil", para o resgate. A GNR defendeu o direito à propriedade privada, impedindo que a população, que, entretanto, ali acorrera para ajudar, procedesse ao salvamento. Surreal, tudo isto. 
Felizmente, venceu a vontade dos populares, veterinários, enfermeiros e membros de associações de defesa animal, entraram à revelia e salvaram os animais que conseguiram. Entretanto, outro "canil", a um km deste foi descoberto, e também aí se passavam cenas de sofrimento inconcebível, que a todos deixaram chocados e perplexos. Também foram resgatados. 
Para cúmulo, a situação era conhecida pela autarquia de Sto Tirso, e pelo veterinário do canil municipal, inclusivamente, uma queixa tinha sido feita em 2018, que não deu em nada. Surreal este descaso.

Os vídeos partilhados revelam testemunhos incríveis, pelo que a humanidade tem de mau e de bom. Muitos, muitos jovens, o que me dá esperança no futuro, a contrabalançar aqueles que deixam as praias e parques cheios de garrafas e caixas de piza, por estes dias, a serem heróis reais.

Quem ajudou precisa agora do nosso auxílio, para tratar os animais feridos, para os alojar, alimentar, etc. , seja através de doações, de adopções e FAT's. Quem estiver em posição de o fazer, por favor, faça-o. Partilho também o link da Petição para uma Declaração de Direitos dos Animais, temos que proteger quem não o pode fazer.   

Animal save Portugal  
Petição por uma Declaração de Direitos dos Animais